A MISSIGENAÇÃO NIPO-BRASILEIRA

A MISSIGENAÇÃO NIPO-BRASILEIRA
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
  • Dia do Químico
  • Imigração Japonesa[1]

Você discrimina os imigrantes? Hoje os brasileiros são descendentes de várias etnias. A imigração de japoneses para o Brasil, por exemplo. Ela  foi motivada por interesses mútuos: o Brasil necessitava de mão de obra para trabalhar nas fazendas de café, principalmente em São Paulo e no norte do Paraná, e o Japão buscava soluções para a tensão social no país, provocada pela elevada densidade demográfica. Então vieram para cá e enfrentaram o choque cultural, em terra estranha.

O marco inicial do processo de imigração de japoneses para o Brasil foi a chegada do navio Kasato Maru, em Santos, no dia 18 de junho de 1908. os primeiros imigrantes vinculados ao acordo imigratório estabelecido entre Brasil e Japão. 781 pessoas, além de 12 passageiros independente vieram Do porto de Kobe no Japão. A viagem  durou mais de 50 dias. Imagine, quase dois meses dentro de um navio.

Aqui na cidade onde moro conheço ao menos dois Bunkyo, São  entidades da comunidade nipo-brasileira, cuja  missão é promover a preservação e divulgação da cultura japonesa no Brasil. Aqui e é possível participar de festas e exposições da cultura japonesa local. É impressionante a riqueza dessa cultura já bem entrosada em nossa cidade. Certamente eles também aprenderam conosco  nesse século e pouco de convivência.

A espiritualidade cristã traz um amor e cuidado pelos estrangeiros. O povo de Deus é estrangeiro em sua própria terra por causa da fé em Cristo Jesus. A cultura divina é sempre um contraste com qualquer cultura. Ela exige que respeitemos ainda que não concordemos. Sim porque cada um dá contas apenas de si diante de nosso Deu e Pai de Cristo Jesus.

A identidade de cada povo, cultura, etnia deve ser respeitada para um convívio possível, no entanto as diferenças caracterizam a cultura. Por isso os cristãos são comparados a luz no mundo e sal na terra quando mantem os valores divinos para sua própria vida, sem impô-la aos outros[1]. Somente o povo de Cristo tem compromisso com Ele e Com o Deus Criador de todas as formas de vida. Você sabe viver assim? Compartilhe conosco suas impressões.

  • Essa mensagem responde a pergunta: Será que você tem algum preconceito contra estrangeiros?
  • Aplicação para sua vida: A convivência na igreja é um exercício intracultural  a fé  cristã onde o amor o próximo inclui tratá-lo com dignidade tenha a condição que tiver. Você tem prontidão para isso?

[1] Levítico 19:34 Como natural, será entre vós o estrangeiro que peregrina convosco; amá-lo-eis como a vós mesmos, pois estrangeiros fostes na terra do Egito, Eu sou o Senhor vosso Deus.” O nome do livro se deriva do nome de uma das doze tribos de Israel. O livro registra todas as leis e regulamentos a respeito de rituais e cerimônias.

[1] Leia : Causas e consequências da imigração japonesa no Brasil  ativo em 04.06.2021 https://haradaadvogados.com.br/causas-e-consequencias-da-imigracao-japonesa-no-brasil/


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?