VENCENDO O MEDO DA MORTE

VENCENDO O MEDO DA MORTE
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
  • Dia da Marinha Brasileira
  • Dia do Educador Sanitário

Pare por um momento para pensar: você tem medo da morte? Claro, óbvio, não é? Quem não tem! Quem quer morrer? Nem mesmo Jesus desejava morrer![1]  Então  você precisa absorver mais uma realidade. Uma nova pestilência, mais letal do que aquela que já conhecemos vem se aproximando.

A cada tempo surgem novas ameaças á vida. Antes pensávamos que “saúde” era o normal. Então ficamos chocados com que a COVID19 revelou: A morte mostrou-se mais palpável. Pensamos que somente os idosos eram grupo de risco. Essa crença logo foi colocada abaixo pela própria morte de jovens e até adolescentes e crianças fossem homens ou mulheres. E quando você imagina que uma vacina, tomada em várias doses resolve a ameaça á vida, surge outra doença vindo de outro lado do planeta e com outras características.

Crentes, cristãos, ateus, ricos, pobres, médicos e políticos são representados entre o público que a morte leva consigo. Toda e qualquer religião se dobra ao terror da morte. A realidade da morte precisa entrar nos seus cálculos diários, não é? Como então encarar cada ameaça que constantemente abate a  saúde e põe fim a vida? São tantas as circunstâncias, além das doenças que nos mostra como a vida é um milagre diário. No entanto o medo da morte nos rouba a devida perspectiva da vida e da existência.[2]

Uma constatação desde a antiguidade afirma que: “Por amor de ti somos entregues à morte todos os dias; fomos considerados como ovelhas para o matadouro”.[3] Uma família de  músicos e um teólogo em circunstâncias diferentes fazem a mesma afirmação. Para os que conhecem a Deus pela fé, está claro que por amar esse Deus a morte é uma realidade constante pois o sistema humano, criadouro de toda rebelião contra Deus é o primeiro a buscar a destruição dos crentes em Jesus. Assim a única esperança que sustenta é a certeza da ressurreição. Essa é a oferta divina para todos os seres humanos serem libertos do medo da morte. É a confiança no que Deus fez e Cristo realizou a morte foi vencida pela ressurreição.

  • Essa mensagem responde a pergunta: Como encarar mais uma pandemia e medo da morte?
  • Aplicação para sua vida: A ressurreição  é esperança eterna que liberta do medo da morte que nos ronda todo santo dia e nos rouba a alegria de viver tantas ameaças a vida.

[1]  Mateus 26: 39Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: “Meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres”. Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.

[2] Hebreus 2:…14 “Portanto, visto que os filhos compartilham de carne e sangue, Ele também participou dessa mesma condição humana, para que pela morte destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o Diabo; 15e livrasse todos os que ao longo de toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte.” Esta carta exorta os novos cristãos judeus a não observarem mais rituais e cerimônias tradicionais, pois, em Cristo, eles já foram cumpridos. Pouco antes do  no ano 70 d.C. quando  Templo em Jerusalém foi destruído pelos romanos.

[3] Salmo 44:22 Um salmo didático dos filhos de Corá Apóstolo Paulo revelando o amor divino pelos Seus.  O livro de Salmos é composto de cento e cinquenta cânticos, orações e   poemas compostos por Davi, Moisés e muitos outros profetas  sacerdotes a mais de 200 anos a.C e Romanos 8:36 Carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma por volta de 58 d.C.. descreve a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que creem em Cristo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?