O PODER DO PECADO E UM PRATO DE LENTILHAS

O PODER DO PECADO E UM PRATO DE LENTILHAS
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
  • Dia do Campo
  • Dia da Cavalaria
  • Dia da Cozinheira

Quem cozinha se dedica a preparar refeições deliciosas! Com técnica e dedicação, os cozinheiros são responsáveis por fazer maravilhas gastronômicas na cozinha. O paladar é um dos sentidos que dão prazer no consumir os alimentos. As forças e energia para o corpo vem do comer e beber. Por isso quem cozinha bem tem a admiração de ricos e pobres. Os programas de tv mostram as competição de quem cozinha. Outro dia meus amigos mostraram-me um  programa de culinária mudo feito no Azerbaijão. Ali um casal de meia idade prepara pratos. Naquela cozinha ao ar livre ouve-se apenas o barulho das panelas e talheres no preparo da comida. Muito interessante.[1]

Um dos relatos conhecido nas Escrituras conta de dois irmãos e um prato de lentilhas. Por causa desse cozido preparado com a maestria por um dos irmãos o outro não hesitou em trocar toda sua herança pela comida.  Fica-se com a impressão que ele pensava ter engando o irmão. Quando no entanto percebeu que foi engando tudo mudou de figura.

A natureza humana não muda, mesmo com o avanço da tecnologia e do conhecimento. Trocar um prazer imediato como comida, ou por qualquer outro prazer que exigirá mais tempo e trabalho é a reação mais comum dos seres humanos. Como os animais, a satisfação imediata do seu apetite atropela o bom senso e a isca cumpre sua tarefa. Quando qualquer ser humano se vê em tais situações, tantas vezes age como os animais que não tem bom senso.

O pecado descrito na Escrituras não se refere a meras regras éticas. O pecado é o poder que subverteu a capacidade humana de utilizar o bom senso. Então essas trocas infelizes acontecem a cada momento. A primeira e maior necessidade humana é reconhecer esse poder atuando em sua própria vida, e não esconde-lo de si e dos outros.[2] Confessar essa condição é o primeiro passo para contar com o evangelho de Cristo Jesus.[3]  

Cada sentido humano é desvirtuado por esse poder maligno. Você precisa reconhecer essa realidade e não meramente explicá-la. Você tem prontidão para isso?

  • Esta mensagem responde à pergunta: Já notou como o pecado é mais profundo do que trocar comida por valores e conquistas com maior duração?
  • Aplicação para a sua vida: Note como os prazeres como beber, comer, dormir e outros tantos tornam o ser humano vulnerável a escolhas que lhe roubam a dignidade e a devida comunhão com Deus Pai.

[1] Prato tradicional do Azerbaijão Jiz Byz    https://www.youtube.com/watch?v=j9ObK04baZE

[2] João 13:19 ”E o julgamento é este: que a luz veio ao mundo, mas os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.”

[3] I João 1:9-10 “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça. Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?