ABOLIÇÃO DA SUA ESCRAVATURA E SANTIFICAÇÃO
- Dia da Abolição da Escravatura
- Da Fraternidade Brasileira
- Dia do Zootecnista
- Dia do Automóvel
OBrasil foi o pais que mais recebeu escravos na história conhecida: 5 milhões de pessoas durante os 356 anos no Brasil. O reconhecimento da escravidão como um crime contra o ser humano levou muitos anos. O processo para a abolição durou vários anos antes da Lei Aurea e até hoje.
A Lei do Ventre livre de 1871 libertava os filhos, mas não as mães. Para onde as crianças iriam sem as mães? Em 1885 a lei libertava quem chegava aos sessenta anos, quando a expectativa de vida do negro era de 40 anos. Aquele que que chegasse a idade precisava prestar mais 3 anos de serviço gratuito como forma de indenização ao senhor.
Você nota como libertar alguém da escravidão não bastam leis pois essas podem não favorecer quem vive a escravidão. Depois não é suficiente tirar alguém da escravidão, é preciso dar-lhe condições de viver livremente. Ele precisa lirar-se da cultura escravagista que desenvolveu ao longo do tempo em que viveu sem direitos dignos de alguém livre.
Quando Cristo morreu e ressuscitou comprou com sua vida todos os pecadores que se voltam para Ele. Por isso ao reconhecer a Cristo como o abolicionista de sua escravidão a morte e ao pecar contra Deus, o pecador recebe toda herança divina. Isso é liberdade da maldição divina. Receber todo suprimento divino para crescer na graça e no conhecimento de Cristo Jesus.[1] Ao permanecerr confiantemente obediente a Cristo é participar do processo de trocar sua cultura escrava pela cultura de liberto. Isso implica na mudança gradativa no modo de pensar, de agir, de valorizar a vida, o outro e a Deus Pai.
A santificação é o processo de desenvolver a nova cultura, com valores divinos, não apenas para si, mas para seus filhos, para sua esposa, e o próximo. Santificação é o processo de abandonar maneiras próprias de escravo e adotar os valores de pessoa livre para andar, amar e servir a Deus Pai no caráter de Crito Jesus.[2] Sim é para a liberdade que Cristo liberta cada um que se volta para Ele através de Cristo.
Sem desenvolver-se nesse processo não é possível ver a Deus[3], experimentar quão boa, perfeita e agradável é a vontade divina para seus libertos[4]
- Esta mensagem responde á pergunta: O que significa a santificação para a abolir a escravidão da vida de alguém?
- Tarefa para hoje: Não se trata de evolução, mas crescer no processo de ter cada área da vida liberta da escravidão a morte e incredulidade contra Deus Pai. Santificação e firmar-se na identidade de Cristo.
[1]2 Pedro 3:18 “Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.”
[2] Gálatas 5:1 “Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.”
[3]Hebreus 12:14 “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;”
[4] Romanos 12:2 2 “Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”