ONDE ESTÁ A HONESTIDADE?

ONDE ESTÁ A HONESTIDADE?
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.

•          Dia em Homenagem à Obra de Noel Rosa

•          Dia do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência

•          Dia Estadual do Municipalismo

  • Dia do Calculista Estrutural

Qual é a letra de sua musica favorita? A música marca com sua melodia e letra os sentimentos, os pensamentos do calendário da sua existência. Então os músicos e musicas populares ganham fama pois tratatam  o cotidiano de um pedaço da história, do tempo.

Noel Rosa nasceu em 1910 no Rio de Janeiro. foi um sambista, cantor, compositor, bandolinista, violonista brasileiro e um dos maiores e mais importantes artistas da música no Brasil. Legitimou o samba de morro e de “asfalto” ou seja, entre a classe média e o rádio, principal meio de comunicação em sua época. Morreu aos 26 anos por decorrência da tuberculose. E hoje  uma de suas músicas demonstra que a natureza humana não muda por mais que as evoluções insistam em se dizer progressista.

Uma de suas músicas conta  um situação comum até hoje e a pergunta parece, sem resposta aponta a verdade. A letra é assim:  Você tem palacete reluzente / Tem jóias e criados à vontade/ Sem ter nenhuma herança nem parente/ Só anda de automóvel na cidade. // E o povo já pergunta com maldade /Onde está a honestidade? /Onde está a honestidade?

A  honestidade pertence á família da verdade. A honestidade é herança da justiça. A honestidade não tira o que pertence ao outro. Cristo Jesus,  com essa música do nosso Noel Rosa pergunta ainda hoje: Onde está sua honestidade? Onde está sua honestidade? Qualquer pessoa com senso de honestidade admite que apesar do esforço ainda não é perfeito. A mentira assedia de dentro pra fora do coração e de fora pra dentro com todas as emoções.

Mentira maior é alegar já que honestidade não existe para então legaliza a desonestidade e libertar o roubo! Não, mil vezes não. É preciso admitir o erro da desonestidade e encarar o preço da correção. Continuemos a cultivar a virtude da honestidade, ao invés de legalizar o crime.

Esse é o desafio da espiritualidade cristã[1]. Usar das próprias capacidades para conquistas pessoais sem , sem tirar dos outros o que não lhe pertence. Dar sempre que possível. Essa correção só pode ocorrer honestamente se for  o fruto de um novo relacionamento com Deus Pai pela fé de Cristo Jesus.[2]

  • Esta mensagem responde á pergunta: Como fica a honestidade diante do roubo descarado?
  • Aplicação para a sua vida: Conservar a virtude da honestidade admitindo que o ser humano

[1] Romanos 1:31”…são insensatos, desleais, sem amor e respeito à família, sem qualquer misericórdia para com o próximo. 32E, apesar de conhecerem a justa Lei de Deus, que declara dignos de morte todas as pessoas que praticam tais atos, não somente os continuam fazendo, mas ainda aprovam e defendem aqueles que também assim procedem..”

[2] 1 Pedro 3: “…15Antes, reverenciai a Cristo como Senhor em vosso coração, estando sempre preparados para responder a qualquer pessoa que vos questionar quanto à esperança que há em vós. 16Contudo, fazei isso com humildade e respeito, conservando boa consciência, de tal maneira que os que falam com malignidade contra o vosso bom comportamento, pelo fato de viverdes em Cristo, fiquem envergonhados de suas próprias calúnias. 17Porque é melhor sofrer por praticar o bem, se for da vontade de Deus, do que por fazer o mal”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?