CHORO DE MÚSICA E SAUDADE

CHORO DE MÚSICA E SAUDADE
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.

• Dia Nacional do Choro

 • Dia Mundial do Escoteiro

 • Dia do Agente de Viagem (AVIESP)

 • Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor

Conhece esse estilo musical brasileiro? É o choro ou chorinho como é mais conhecido. O termo choro resultaria dos sons tristes, graves das modulações que os violonistas exercitavam a partir das passagens de polcas que lhes transmitiam os cavaquinistas. Eles Induzem a uma sensação de melancolia, de triste saudade. É um gênero musical, uma música popular e instrumental brasileira, com mais de 130 anos de existência. O século 20  destacou Pixinguinha como mais famoso entre Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth.[1]   É claro que existem outros estilos musicais brasileiros que induzem á melancolia, a uma triste saudade. Muitas cenas do cinema antigo brasileiro utilizam esse estilo para lembrar os velhos tempos das cidades e no campo.

Certamente você também tem suas músicas que lembram seus tempos felizes em algum momento da vida, não é? Quando eu pensava nisso veio-me a mente m trecho bíblico registrado no livro de Salmos   onde  é relatado o seguinte: À margem dos rios da Babilônia, nós nos sentamos e choramos, lembrando-nos dos bons tempos de Sião. Ao lado dos álamos tremulantes, amontoamos nossas harpas emudecidas.  Foi quando os que tinham nos capturado pediram canções em tom de zombaria: “Cantem para nós uma canção alegre de Sião!.  Mas como cantar uma canção ao Eterno nesta terra devastada?” [2]

A música nos acompanha através da vida de cada um. Sejam nos momentos de alegria ou de tristeza. Elas são como que nosso relógio de emoções. Elas marcam o estado da alma em dias e momentos e quando as cantamos revivemos, relembramos. O choro como estilo de música pouco pode lhe significar,  mas preste atenção e respeite as músicas de outras pessoas. Procure conhecer a história por detrás de cada preferência musical. Compartilhe também as suas lembranças.

De Salmos a Apocalipse, as Sagradas Escrituras mencionam o cântico novo entoado pelos que tiveram sua fé concretizada por Deus Pai através de Cristo Jesus. Memorize e guarde também seus hinos prediletos e conte dele para os outros.


[1] https://www.abramus.org.br/noticias/4420/23-de-abril-dia-nacional-do-choro/

[2] Salmos 137:1-4 versão A Mensagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?