SAL, LUZ E DIPLOMATA
- Dia do Diplomata (Instituto Rio Branco).
- Dia Internacional do Livro Infantil
- Dia Nacional da Caatinga
- Dia do Disco
Em cada pais com que mantem alguma negócio o Brasil tem um embaixador ou funcionário diplomático. São pessoas com noções de Política, Direito, Economia, Administração, História, Sociologia. O funcionário diplomático também conhece as Regras do Cerimonial e Protocolo brasileiro e do pais em que está. Fala bem o idioma francês, inglês e espanhol.
Para que tudo isso? O diplomata é representante do seu país no estrangeiro. Participa de negociações, fiscalizações até mesmo nas cidades portuárias e atende as pessoas do seu país que estão no estrangeiro. O posto máximo na carreira diplomática é o de embaixador. É ele quem comanda as missões brasileiras no exterior.
Por ai você pode imaginar que fazer o curso para diplomata é um dos mais exigentes. Você conhece alguém que trabalha em alguma embaixada brasileira no exterior? Quando puder, aproveite para ouvir e conhecer quem trabalha assim. Então você compreenderá melhor quando Jesus afirmou para seus discípulos: Permitam-me dizer por que vocês estão aqui. Vocês estão aqui para ser o sal que traz o sabor divino à terra. Se perderem a capacidade de salgar, como as pessoas poderão sentir o tempero da vida dedicada a Deus? Vocês não terão mais utilidade e acabarão no lixo. 14-16 “Há uma outra maneira de dizer a mesma coisa: vocês estão aqui para ser luz, para trazer as cores de Deus ao mundo. Deus não é um segredo a ser guardado. Vamos torná-lo público, tão público quanto uma cidade num plano elevado. Se faço de vocês portadores da luz, não pensem que é para escondê-los debaixo de um balde virado. Quero posicioná-los onde todos possam vê-los. Agora que estão no alto do morro, onde todos conseguem enxergá-los, tratem de brilhar! Mantenham sua casa aberta. Que a generosidade seja a marca da vida de vocês. Mostrando-se acessíveis
Um dos cristãos da antiguidade conhecido como apóstolo Paulo pedia aos cristãos daqueles dias: “Orem também por mim, para que, quando eu falar, seja-me dada a mensagem a fim de que, destemidamente, torne conhecido o mistério do Evangelho, pelo qual eu sou embaixador preso em correntes. Orem para que, permanecendo Nele, eu fale com coragem, como me cumpre fazer.”[1]
Assim você e eu precisamos orar uns pelos outros pois nosso apelo ás pessoas á nossa volta é: Vou fazer um pedido muito, muito importante para sua vida: “Faça as pazes com Deus Pai.”[2]
- Resposta a pergunta: Que semelhança há entre um cristão e um funcionário diplomático?
- Tarefa para Hoje: Claro que você precisa conhecer o “idioma” os protocolos para representar bem o Reino de Cristo. Comece a se preparar se você é discípulo de Cristo Jesus.
[1] Efésios 6:19-20 Carta do apóstolo Paulo escrita aos cristãos na cidade de Éfeso por volta de 62-63 d.C. enfatiza é o propósito eterno de Deus: Jesus Cristo é a cabeça da Igreja, que é formada a partir de muitas nações e raças.”
[2] 2 Coríntios 5:20 “De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.”