CONSOLO AOS VIVOS!

CONSOLO  AOS VIVOS!
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
  • Fundação da Organização Internacional do Trabalho

Como você procura consolar os parentes de quem perdeu um ente querido seja para a Covid, seja por outra tragédia? Oferecer suas condolências, seus sentimentos de tristezas em favor dos familiares é expressar que também se une a eles na tristeza que a morte causa. No entanto é possível ir além. O esforço em sair das frases feitas surgem outras expressões: “Que O Espirito Santo conforte e consolo toda a família do falecido…”  “…Que Deus console e conforte todos os familiares da falecida…”  “…Que o consolo do Eterno seja pleno no coração dos familiares.”

Então pensei na resposta à pergunta: Como é que Deus consola a família, o coração enlutado pela morte de um ente querido? Em primeiro lugar de qual Deus estamos falando? A família ou o enlutado só pode receber consolo do deus que serve, que crê, que adora.[1] Que consolo pode me oferecer o Deus em que não creio, não confio? Pergunte para os familiares o que é que os consola em sua fé? Somente da fé pode vir real consolo. Pode ser que dentro da família há pessoas com diversas crenças. Então como cristão só posso falar do que creio para os que ali também creem como eu. E aos outros, o que dizer?

Quando desejo externar minha empatia por alguém que não conheço só posso dizer: “Eu louvo o Deus e Pai de Cristo Jesus que usou, essa vida que partiu, que mesmo sem crer nÊle foi utilizada para abençoar outras pessoas, Claro que não era perfeita. Somos todos pecadores. Quanto ao futuro de Eternidade somente Deus pode responder.  Certamente deixa saudades para alguns. A morte é o último inimigo do ser humano que será derrotado por Cristo Jesus em sua volta.”[2]

Respeitar pessoas na sua fé implica em não estender a eles uma esperança diferente daquela que eles têm. Você só pode dar o que você tem o que crê. Se você tem em Cristo sua convicção então você pode apresentá-lO.[3] Se ainda não tem então precisa verificar o que você tem para momentos assim, para sua própria vida.

  • Esta mensagem responde á pergunta: Como consolar os familiares de luto?
  • Tarefa para hoje:  Na proporção de sua convicção cristã prepare suas palavras de consolo para conhecidos enlutados cristãos e não-cristãos

[1] João 11:25,26 “Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;

E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?” Este evangelho escrito entre 80-90 dC  pelo apóstolo João no estilo  é reflexivo e cheio de imagens e figuras  organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus. 

[2] 1 Coríntios 15:25,26   “Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés.

Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte.” Entre 55 a 57/ o Apóstolo Paulo  dC  responde a 10 questões enviadas pelos cristãos na cidade de Corinto: espírito sectário, incesto, processos, fornicação, casamento e divórcio, ingestão de alimentos oferecidos a ídolos, uso do véu, a Ceia do Senhor, dons espirituais e a ressurreição do corpo.

[3] 1 Tessalonicenses 4:13,14 “Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança. Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem, Deus os tornará a trazer com ele.” : Apóstolo Paulo escreve aos cristãos na Tessalônica por volta de  50 dC , o livro é marcado pelo agradecimento em relação ao crescimento da igreja na ausência forçada de Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?