TROTE E BATISMO

TROTE E BATISMO
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais
  • Dia da Abolição da Escravidão dos Índios • 1680
  • Dia da Mentira- Dia do Trote
  • Dia Mundial do Trabalho

Você sabia que a festa de 15 anos das garotas consiste em um ritual de passagem da infância para a maioridade quando as jovens eram apresentadas a sociedade local como noivas em potencial. Com o tempo ficou somente a festa pois os costumes mudam. Também o trote universitário é um outro ritual de passagem tradicional nas faculdades. Os recém-aprovados no vestibular são recebidos pelos veteranos que os submetem a brincadeiras de diversos tipos.

Os rituais de passagem estão presentes nas culturas humanas. Cada sociedade tem seus próprios ritos de passagem. São rituais que de um lado encerram uma fase da vida e iniciam outra com maiores responsabilidades e privilégios também. No trote somente os que foram aprovados nos vestibulares são submetidos ao trote. Entendemos que não é o trote que os aprova. O trote é o reconhecimento de que foram aprovados nos exames e recebidos na universidade.

O batismo, dentro da fé cristã, também tem o valor de um rito de iniciação.[1] O batismo nas águas ou com água é um ritual de iniciação publica para aqueles que creram na pessoa e obra de Cristo Jesus. Em momento algum a mera cerimônia de batismo substitui a reconciliação com Deus pela fé na pessoa e obra de Cristo Jesus. Sei que muita gente tem a crença de que a cerimonia, em si é a reconciliação com Deus. Não é assim! Sem a reconciliação com Deus  pela fé de Cristo Jesus o batismo é uma cerimônia sem valor espiritual.[2] Pode servir a propósitos religiosos, mas não espirituais divinos.

Na espiritualidade cristã o batismo é uma maneira simbólica. Marca publicamente a ruptura com a antiga condição de rebelião contra Deus por outra, de reconciliação, de nova amizade com Deus.[3] Esse novo relacionamento é mediado pela pessoa e obra de Cristo Jesus e não pela denominação ou grupo evangélico.

Quando você colocou sua fé somente na pessoa e obra de Cristo para reconhecer sua aliança com Deus Pai então o batismo deve e precisa se seguir.[4] Essa demonstração visível é necessária como iniciação de seu testemunho de alguém em nova aliança com Deus pela fé de Cristo Jesus. Você passou pelo batismo assim?

  • Esta mensagem responde á pergunta: O que o Trote universitário e o batismo cristão tem a ver com a vida de alguém?
  • Tarefa para hoje: Faça distinção solene entre o que o rito de iniciação representa e o valor que realmente ele tem para que participa dele.

[1] Atos 2:41 “De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,”

[2] Atos dos Apóstolos 8:18-21“ E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro, Dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo. Mas disse-lhe Pedro: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro. Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus.

[3] Atos 8:36-38 “Eis aqui água; que impede que eu seja batizado? E disse Filipe: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. E mandou parar o carro, e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e o batizou.”

[4] Mateus 28:18,19 “E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?