VOCÊ E O CIRCO DO MUNDO!

VOCÊ E O CIRCO DO MUNDO!
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
  • Dia Mundial do Circo
  • Dia Mundial do Teatro
  • Dia do Artista Circense 

Você pensa que sou palhaço?” Quando foi que você ouviu essa expressão pela última vez?  Quando você passa por uma situação em que se sente o alvo do riso silencioso de todos que lhe conhecem. Sim quando VOCE se sente como um palhaço.

Antigamente o show no circo começava assim:  “RESPEITÁVEL PÚBLICO, O CIRCO CHEGOU” – O publico é respeitável, digno, mas os que estão no picadeiro tem a tarefa de divertir, fazer acrobacias surpreendentes. Os trapezistas ainda deixam o coração na mão. No entanto os palhaços estão sempre lá fazendo rir com sua ingenuidade e roupas engraçadas. Eles agem no picadeiro e vão até a plateia. Sim os palhaços não tem mais fronteiras. Por isso se diz que “O mundo é uma escola, a vida é o circo”.[1]

A vida não é um circo porque exige que você decida, que você se envolva, que você participe a ponto de tornar-se o próprio espetáculo para o mundo.[2] Os primeiros cristãos, no império romano foram para o circo divertir o “respeitável público” servindo de comida para animais ferozes ou como lamparina para iluminar jardins do imperador  Nero com o corpo em chamas.[3]

O mundo considera-se  um “respeitável público” que diverte-se com as piadas, brincadeiras que ridicularizam a fé, riem da santidade, fere a dignidade humana, desafiam a justiça e o amor de Deus. Tratam o divino apenas como alguma opção cultural que exige extinção.  jesus já dizia : Mas, a quem assemelharei esta geração? É semelhante aos meninos que se assentam nas praças, e clamam aos seus companheiros, E dizem: Tocamos-vos flauta, e não dançastes; cantamos-vos lamentações, e não chorastes. Porquanto veio João, não comendo nem bebendo, e dizem: Tem demônio. Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um homem comilão e beberrão, amigo dos publicanos e pecadores. Mas a sabedoria é justificada por seus filhos.[4]

Não se envergonhe se por sua fé em Cristo Jesus você é considerado como um palhaço neste mundo. Alegre-se na sua comunhão com Deus Pai.

  • Esta mensagem responde á pergunta: Como relacionar sua vida cristã o circo e o mundo?
  • Tarefa para hoje: Não se deixe desanimar diante dos obstáculos para viver os valores de sua fé em Cristo Jesus, alegre-se se está sofrendo por causa dEle.[5]

[1] Marisa Monte na música “GENTILEZA”.

[2]Hebreus 10: 32-39 “Lembram-se de quando vocês viram a luz pela primeira vez? Eram tempos difíceis! Ser  desrespeitado em público e atacado de todas as formas era a rotina, às vezes com vocês, às  vezes com seus amigos. Se os amigos eram presos, vocês ficaram do lado deles.

[3] Nero e os cristãos  https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2020-06/vaticano-terra-banhada-sangue-martires.html

[4] Mateus 11:16-19

[5] Mateus 5:11  “Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?