VOCÊ, O GATO E A ÁGUA

VOCÊ, O GATO E A ÁGUA
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
  • Dia Internacional para o direito à verdade em relação às graves violações dos direitos humanos e à dignidade das vítimas.
  • Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Antigamente se dizia: “Gato escaldado tem medo de água fria.” Sabe o que significa? O gato que caiu na água quente demais (escaldo), agora foge a qualquer visão da agua. Ele, o gato, não procura nem saber a temperatura da água. Aquela única experiência desastrosa com a água o leva a fugir de qualquer água em que precise tomar banho. Esse ditado popular é utilizado para pessoas que reagem automaticamente de modo negativo a qualquer situação semelhante àquela que teve no passado e lhe foi profundamente dolorosa.

Assim você pode reagir diante de situações similares aquelas que uma vez lhe feriram. Ou então você pode temer aquelas em que se utilizou para fazer o mal para outra pessoa. Sim, essas lembranças impedem que você pare para avaliar a situação de modo atualizado, de modo real, de modo novo.

Ao reconciliar-se com Deus pela fé de Cristo Jesus, o cristão sabe que cada situação contribui para o bem de  quem ama a Cristo.[1] Essa é a base para ele encarar novas situações e as lembranças traumáticas com uma nova esperança, com uma nova perspectiva e reação. Sem dúvida todo seu corpo reagirá com tenção e até com certo medo. No entanto é o amor ao Senhor que o impulsiona a viver de maneira nova situações que lhe foram traumáticas, seja de culpa ou de sofrimento.

Nota como evangelho não é uma mera doutrina? O Evangelho de Cristo Jesus, a boa notícia de Cristo Jesus que traz consigo o poder de Deus para cada um que nÊle deposita tal confiança.[2] A fé não é um mero sentimento, mas uma decisão consciente de viver situações desafiadoras sob a direção e promessa divina em Cristo Jesus. Viver voluntária e pessoalmente os valores do Reino de Deus esse é o DNA da fé Cristã.

Contra sua experiência Pedro teve novas oportunidades nas pescarias com Jesus[3]. Sua covardia manifesta em uma fogueira foi trocada por nova oportunidade de reabilitação em outra fogueira[4]. Sua confiança em Cristo Jesus lhe dava base para enfrentar de modo digno experiências em que já havia fracassado. É a fé de Cristo que quer habilitar você a reagir de modo diferente do gato diante da água fria.

  • Esta mensagem responde á pergunta: Como aplicar o dito popular á sua vida: Gato escaldado tem medo de agua fria”?
  • Tarefa para hoje: Peça ajuda, apoio, para amigos mas vá em frente em situações  que lembrem traumas da sua vida, confiante no amor de Deus.

[1] Romanos 8:28 “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.”

[2] Romanos 1:16 “Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.”

[3] Lucas 5 e João 21 Leia todo o contexto do capítulo.

[4] Mateus 26 : 33-35 “Pedro respondeu: “Ainda que todos te abandonem, eu nunca te abandonarei!… Mas Pedro declarou: “Mesmo que seja preciso que eu morra contigo, nunca te negarei”. E todos os outros discípulos disseram o mesmo.” E João 21:17 Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? … E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?