PEDRO RECONCILIA-SE COM SEU PASSADO
- Dia Nacional do Piso Salarial dos Professores
- Dia Mundial da Meteorologia
- Dia Mundial da Tartaruga
Você encontra ótimos conselhos em como deve tratar o seu passado. Por exemplo: “Fazer as pazes com o passado é a dádiva para seguir em frente com o coração em paz. É ter certeza que tudo aquilo que está por vir também vai acontecer do jeitinho que tem que ser. Nem mais, nem menos.” Palavras bonitas e prática impossível. Qual dádiva é suficiente para sossegar o coração com paz? A certeza de que o que houver de ser será. É o destino que você não muda. Percebeu? . A questão básica é: COMO RECONCILIAR-SE COM SEU PASSADO?
Depois de uma fracassada noite de pesca Jesus ordena a Pedro que saia para pescar novamente. Ele declarou: “Pesquei a noite toda e não peguei nada.” Essa era sua experiência, sua história naquele dia. Então decidiu: “Mas confiando na tua ordem farei isso.” Quando reconheceu a estupenda pescaria fora de hora aproximou-se de Jesus reconhecendo sua indignidade.[1] Nada fizera para merecer tal paz. Então Jesus lhe deu uma tarefa, um objetivo novo para a vida. Jesus utilizou a própria pesca para reconciliar Pedro com seu antigo fracasso.
Outra vez, Pedro reunido envolta de uma fogueira terminava de comer peixe e pão que o Cristo lhe perguntou: “Pedro você me ama mais do que esses seus companheiros?”[2] Pedro lembrava-se muito bem de haver negado a Jesus antes de sua crucificação, por três vezes, em uma fogueira.[3] Novamente Jesus lhe deu uma nova missão. Sim o reconciliou com seu fracasso passado. Percebeu a reconciliação exige ação de Cristo?
Não há, nesta vida qualquer reconciliação com o passado sem ter Cristo como o mediador.[4] Ele restaura a paz entre a vítima do pecado humano com o Deus Pai de Amor. Ele restaura a paz entre Deus Pai Justo e o criminoso. Percebe. Fazer as pazes com o passado não é mera filosofia ou simples psicoterapia, mas evangelho de Cristo Jesus.
- Esta mensagem responde á pergunta: Como agir na reconciliação com o próprio passado?
- Tarefa para hoje: Note como Cristo lhe conduz a situações similares ao passado justamente para ressignificar aquela lembrança e lhe dar uma novo objetivo para aquela lembrança.
[1] Lucas 5:1-10 Leia toda passagem com atenção.
[2] João 21:14-19
[3] Mateus 26:69- 75(Leia todo o trecho) “E lembrou-se Pedro das palavras de Jesus, que lhe dissera: Antes que o galo cante, três vezes me negarás. E, saindo dali, chorou amargamente.”
[4] Hebreus 12:24 “E a Jesus, o Mediador de uma nova aliança, e ao sangue da aspersão, que fala melhor do que o de Abel.”