NÃO TEMA DIANTE DO “NÃO”
- Dia Nacional do Teatro para a Infância e Juventude
- Dia Mundial do Serviço Social
- Dia Nacional da Aquicultura
O que você pensa e sente quando vê uma pequena criança chorando, gritando porque é contrariada? Certa manhã ouvi uma criança nessa situação. Ela não queria embarcar na perua escolar e ir à escola. Sua mãe incentivava, a “tia” consolava, mas ela gritava ainda mais.
Não é possível ficar indiferente à angústia que a criança experimenta ao se separar dos pais, daquele vínculo afetivo. Muito do escândalo que a criança faz é para tornar público que não quer, que não aprova essa nova fase da sua vida. Isso não acontece somente para a escola, mas em supermercado, festas e sempre que é contrariada.
Os pais precisam discernir se a gritaria é a reação desesperada à frustração e a insatisfação ou um instrumento para intimidar adultos e conseguir que a sua vontade seja feita. Cada criança precisa ser treinada, desde cedo que o “não” é normal durante a convivência e a vida[1]. O “não” veio para dividir a vida com o “sim” e não reinar só.
Como é que você está agora? Será, será que você como uma criança revela toda sua contrariedade diante das circunstâncias difíceis e novas da sua vida? É claro que como uma pessoa adulta reage de outra maneira. Talvez esteja falando bobagens contra Deus e todo mundo. Esconde seu medo de fracassar, de ficar só, de sentir-se despreparada como uma pessoa que caiu de alguma mudança.
Eu entendo, acredite. Qualquer ser humano normal aprende a duras penas que nem tudo acontece como se pensa. Calma! Se você, se acalmar e olhar para o Senhor Jesus perceberá que Ele está apenas aguardando que você se acalme para seguir com Ele nesse novo caminho até o bom lugar. É nessa caminhada com Ele que seu coração se acostumará a confiar no Salvador e Senhor que Deus lhe deu para agora, para já e por toda a eternidade. Essa é a promessa de Jesus para quem confia nele: Estarei com vocês até mesmo quando esse tempo acabar.[2] Mesmo ao atravessar o vale da sombra da morte não se deixe dominar pelo medo. Eu estou com você, embora você não sinta que eu seguro sua mão, seu coração, sua alma e espirito. Não tema!
- Como encarar a “birra” de uma criança.
- Como a criança precisa confiar nos pais nos primeiros dias de escola, você também precisa confiar no Pai Celestial quando enfrentar mudanças assustadoras.
[1] Provérbios 22: 6 Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos{1} não se desviará deles. Escrito por volta do século X e século VII a.C. aproximadamente 700 A.C .conhecido pela sabedoria que começa com Deus é a base para muitas exortações práticas das epístolas no Novo Testamento.
[2] Mateus 28:20 Mateus foi o primeiro Evangelho a ser escrito por volta de 60-65 d.C. com o objetivo de mostrar que Ele é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.
20032021-NAO-TEMA-DIANTE-DO-NAO-1