O UNIVERSO E O PÁLIDO PONTO AZUL
- Dia Mundial da Amizade
- Dia do Turismo Ecológico
- Dia da Discriminação Zero
- Dia da Vindima (Colheita de uvas)
- Dia Internacional da Proteção Civil
Você prestou atenção nessa foto? É uma fotografia real. É conhecida como “Pálido Ponto Azul”. É uma fotografia da Terra tirada a uma distância de 6 bilhões de quilômetros. A foto foi tirada pela sonda espacial Voyager 1. Como ela estava prestes a deixar o sistema solar em 1990. O astrônomo Carl Sagan propôs que a tirassem uma última fotografia do lugar de onde havia vindo, a terra. A foto não teria muito valor científico, mas com certeza nos lembraria do nosso lugar no Universo.
Carl Sagan foi um cientista, físico, biólogo, astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor, divulgador científico e ativista norte-americano. Sagan é autor de mais de 600 publicações científicas e de mais de vinte livros de ciência e ficção científica[1]. Então, diante dessa foto disse: A Terra é um cenário muito pequeno numa vasta arena cósmica. Pense nos rios de sangue derramados por todos aqueles generais e imperadores, para que, na sua glória e triunfo, pudessem ser senhores momentâneos de uma fração de um ponto. Pense nas crueldades sem fim infligidas pelos moradores de um canto deste pixel aos praticamente indistinguíveis moradores de algum outro canto, quão frequentes seus desentendimentos, quão ávidos de matar uns aos outros, quão veementes os seus ódios…
Essa é a perspectiva histórica humana dessa famosa foto. Mas alguém sem tantos títulos ou recursos tecnológicos descreveu sob outro ponto de vista dizendo: “Quando vejo os teus céus, obra dos teus dedos, a lua e as estrelas que preparaste; que é o homem mortal para que te lembres dele? e o filho do homem, para que o visites? Pois pouco menor o fizeste do que os anjos, e de glória e de honra o coroaste. Fazes com que ele tenha domínio sobre as obras das tuas mãos; tudo puseste debaixo de seus pés: Todas as ovelhas e bois, assim como os animais do campo, As aves dos céus, e os peixes do mar, e tudo o que passa pelas veredas dos mares. Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome sobre toda a terra!”[2]
Qual dessas duas percepção do nosso planeta e do universo traz luz de esperança, para seu espírito? Escolha!
- Essa mensagem responde à pergunta: Você interpreta o universo como um cientista ou como um amigo de Deus Pai, o Criador?
- Aplicação para sua vida: Como qualquer bom cientista é preciso ser realista com a criação do universo o estado da natureza humana onde Deus Pai o Criador se revelou. Sua atitude refletirá no seu modo de viver agora e na eternidade.
[1] https://pt.wikipedia.org/wiki/Carl_Sagan
[2] Salmos 8:1-9 : O livro de Salmos é composto de cento e cinquenta cânticos, orações e poemas compostos por Davi Moisés e muitos outros profetas a mais de 200 anos a.C