UMA LISTA PARA O DIVÓRCIO
- By: ruahjanuswp
- On:
- 0 comentário
- Dia Internacional da Língua Materna(UNESCO)
- Dia da Conquista do Monte Castelo (1945)
- Data Festiva do Exército
Você está pensando em divorciar-se? Em abandonar o seu casamento? Sim, eu sei que você tem várias razões para isso. Será capaz de fazer uma lista com 10 itens? Para ajudar lerei para você um trecho escrito pelo rei mais sábio mencionando na bíblia diante dos absurdos que observou na vida humana. Compare com sua vida e depois faça a lista.
“Foi, então, que vi outro absurdo da vida: um homem solitário, completamente sozinho, sem filhos, família ou amigos, e, ainda assim, trabalhava como louco noite e dia, sem parar. Era compulsivo, sempre queria mais e mais. Nunca parava para se perguntar: “Por que estou trabalhando feito burro de carga, deixando de me divertir? E quem se importa?” Que grande absurdo! Completamente inútil! É melhor ter uma companhia do que caminhar sozinho, para compartilhar o trabalho e dividir a riqueza. E, se um dos dois cair, o outro ajudará, mas, sem ninguém para ajudar, fica complicado! Dois numa cama aquecem-se mutuamente. Sozinho, você pode morrer de frio. Sozinho, você está sem proteção. Mas, com um amigo, pode enfrentar o pior. A ajuda de um terceiro será ainda melhor: uma corda de três filamentos não se rompe com facilidade.”[1]
Nesse exato momento alguém precisa decidir que rumo dará á sua aliança afetiva com outra pessoa. Não se trata mais de ameaças de separação, abandono. Agora ela precisa decidir se ainda há condições dignas para conviver. Quem sabe chega o momento de reagir aos maus tratos, á infidelidade[2] ou a indiferença.[3] Precisa também avaliar a si como pessoa, como desenvolve a parceria afetiva. Certamente descobrirá falhas menores em si e deixará as maiores para a outra pessoa.
Percebeu? Viver junto com alguém é um enorme desafio para o ser humano contaminado pelo egocentrismo e sonhos que não consideram a natureza humana. Vencer o domínio do egoísmo em si exige um espírito novo, vindo de Deus. Bem, faça sua lista agora! Procure ajuda para avivar esse fio de esperança de reconciliação consigo, com seu cônjuge ou ao menos com Deus Pai, pela fé de Cristo Jesus. Isso é urgente!
- Resposta a pergunta: Já fez uma lista e considerou suas razões para o seu divórcio?
- Tarefa para Hoje: Não considere primeiro o alívio, mas a real motivação para esse desejo ou decisão, diante de Deus Pai, da vida e de si.
[1] Eclesiastes 4:7-12 Versão A MENSAGEM de Eugene Peterson Na sua busca por felicidade e pelo sentido da vida, este escritor, conhecido como “filósofo” ou “pregador”, faz perguntas que continuam presentes na sociedade contemporânea. Credita-se esses conselhos ao rei Salomão, filho de Davi, que construiu o primeiro templo a Deus em Israel.
[2] Mateus 19: 9 Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.”
[3] 1 Coríntios 7:15,16 “Mas, se o descrente se apartar, aparte-se; porque neste caso o irmão, ou irmã, não está sujeito à servidão; mas Deus chamou-nos para a paz. Porque, de onde sabes, ó mulher, se salvarás teu marido? ou, de onde sabes, ó marido, se salvarás tua mulher?”