JUSTIÇA SOCIAL DIVINA

JUSTIÇA SOCIAL DIVINA
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.

O que você chama de justiça social? Conhecendo o egoísmo humano quem você acredita que deve dirigir a política de justiça social? Há duas estratégias políticas mais conhecida. Uma das estratégias políticas mais conhecidas consiste em utilizar a força do estado e a outra a força do capital. No entanto cada uma revela como o coração humano corrupto destrói o que pretendem realizar.

Avalie o caráter divino, desde a Antiga aliança de Deus com o povo judeu, até a Nova Aliança divina com a fé de Cristo Jesus. A orientação divina e a prática quanto ao trato com os pobres personificados pelas viuvas, órfãos, estrangeiros[1] é constante. Ouça o trecho de uma carta para a Comunidade que ajudou a outra que passava por uma  fase de fome na cidade. ‘Vocês conhecem a graça generosa do Senhor Jesus Cristo. Ele era rico, mas deu ‘tudo por nós. Tornou-se pobre para que nós nos tornássemos ricos.’’ …Não estou querendo que se cansem enquanto os outros descansam. Nada disso. Vocês estão ombro a ombro com eles, o tempo todo. O excesso de vocês supre a falta deles, e o excesso deles supre a falta de vocês. No fim, tudo ficará bem, como está escrito: Nada sobrou para quem tinha muito, nada faltou para quem tinha necessidade. [2]

Note que Justiça social divina é executada no espírito de voluntariedade pessoal e amor divinos. A Justiça Social cristã baseia-se no próprio Cristo que sendo rico em amor, justiça, santidade, a distribui a cada pecador que dEle se aproxima pela fé em Deus. O que move tal justiça não é poder militar, político, econômico.  O objetivo não é eliminar o pobre, mas o exercitar o compartilhar, recebendo ou dando com amor e responsabilidade santa.

 A justiça social divina descrita nas Bíblia é promovida pelo Espírito de Cristo Jesus. Por isso é dito como Deus ama aquele que dá com alegria.[3] Há muitos motivos para se ajudar o próximo. A justiça social cristã apoia-se no amor, na justiça, voluntariedade solidária e não meramente no dinheiro ou poder do estado.

  • Esta mensagem responde á pergunta: Já comparou a justiça social judaico cristã com  as outras existentes no mundo?
  • Aplicação para a sua vida: Sua justiça social só refletirá a santidade divina se tiver a motivação de expressar a alegria e gratidão pelo recebeu de Deus através de Cristo Jesus.

[1] “Não recuse ao Pobre o seu sustento, não desvie teus olhos do miserável. Não faça sofrer aquele que tem fome. Não irrites o homem na sua indigência. Não agite mais um coração desesperado, não recuses teu dom ao necessitado. Não rejeites o pedinte oprimido, não desvie seu rosto do Pobre (…)  Sê para o órfão como um pai e como um marido para suas mães. E assim serás como um filho do Altíssimo e mais que tua mãe Ele te amará. – Eclesiastes 4, 1-11

[2] 2 Coríntios 8:  9 -15 Segunda carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade grega de Corinto no outono de  55,56 ou 57 depois de Cristo defendendo sua autoridade apostólica e apontando os falsos apóstolos na igreja daquela cidade.

[3] 2 Coríntios 9:7 “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.” Ibidem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?