VOCÊ É PROFISSIONAL NO QUE TRABALHA?
- Dia do Atleta Profissional[a]l
O que você faz na vida? Qual é a sua profissão, sua especialidade profissional? Bem agora lhe faço a pergunta fatal: você é profissional? Seja qual for sua atividade ela será avaliada, se você é profissional ou não. Então lembre-se de que as cadeias estão abarrotadas de religiosos que pregavam honestidade, de políticos que se apresentavam como “senhores da ética”… e de empresários que dizem nunca ter usado a corrupção para fazer negócios.
Você tem todo o direito de se julgar profissional porque tem um diploma ou uma identidade emitida por um conselho federal ou mesmo atua a um bom tempo fazendo o que faz. Mas atualmente, os documentos nada revelam sobre a sua real capacidade de desempenho. E profissionalismo é isso: desempenho… com qualidade.
Para você avaliar seu profissionalismo utilize ao menos esses quatro critérios: Primeiro: a qualidade do seu trabalho. Ele é bem feito ou é mal feito? As pressas ou com cuidado, atenção no uso do melhor material? Segundo: o tempo de entrega ou o tempo de execução do que você faz, fica dentro do que você estipulou?
Terceiro: o tratamento que você dispensa no atendimento a todos os envolvidos no processo. Quarto: a satisfação do seu cliente ao receber o produto ou serviço está acima da nota 9 ou merece um 10? Agora a honestidade, a clareza na especificação da sua atuação tem qual nota de zero a 10?
A única questão que não faz diferença alguma no conceito do “profissional”, quanto ao seu trabalho, é a sua opinião. Esta é a dica básica. Se você está em vias de proclamar-se profissional, controle-se, não é coisa alguma nada e reveja os seus conceitos, pois é bem provável que você ainda não o seja.
Onde está a fonte de motivação do profissionalismo? O dinheiro? A fama? A questão básica é “para quem você trabalha”? Apenas para quem pagar mais? Note que seu profissionalismo está profundamente ligado a quem você agrada com sua atividade profissional.[1] Somente quem trabalha, seja na atividade que for em busca da aprovação divina pode dizer que é profissional[2]. O que lhe parece esse critério?
- Resposta a pergunta: Quais os elementos básicos para você considerar-se profissional” no trabalho que realiza?
[a] https://www.profissaoatitude.com.br/blog/post/ser-profissional em 30.01.2020 Abraham Shapiro O título de profissionalismo foi conquistado através de muita luta, vindo a consolidar-se a partir de 24 de março de 1988, através da Lei nº 9.615.
[1] Colossenses 3:22-25Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores segundo a carne, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus. E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao Senhor, e não aos homens, Sabendo que recebereis do Senhor o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis. Mas quem fizer agravo receberá o agravo que fizer; pois não há acepção de pessoas.
[2] 1 Coríntios 10:31 “Quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer fazei tudo para a glória de Deus” Entre 55 a 57/ o Apóstolo Paulo d.C. responde a 10 questões enviadas pelos cristãos na cidade de Corinto: espírito sectário, incesto, processos, fornicação, casamento e divórcio, ingestão de alimentos oferecidos a ídolos, uso do véu, a Ceia do Senhor, dons espirituais e a ressurreição do corpo.