O CORPO E A ESPIRITUALIDADE
- Dia do Esportista
E aí como está você na prática esportista? Firme? Falhando? Fico impressionado com os esportes de equipe, por exemplo. Quando um jogador passa a bola para o outro, aparentando nem vê-lo! A ginasta dando tantos saltos e giros no ar! Que controle, que precisão! É incrível! Existe uma infinidade de esportes. Para cada um deles, partes do corpo são utilizados e muitos exigem não somente a agilidade do corpo, mas do time, da equipe.
Você sabe que somos os únicos seres espirituais, criados por Deus que tem corpos. Por isso Deus, em Sua Palavra, a Bíblia, e Cristo Jesus em Seu evangelho, mostram que a vida espiritual inclui o corpo humano. Longe de ser algum empecilho o corpo é integrante da vida humana com Deus. É por isso que lemos na Bíblia a seguinte diretriz: “Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa” [1].
A vida em comunhão com Deus Pai igualmente aponta a necessidade de treinar o corpo na prática de boas ações. Disciplinar o corpo. “Todo atleta em tudo se domina, aqueles, para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado” [2] A comunhão cristã é um relacionamento de treino e disciplina cristã e não apenas devocional particular.
Uma vez que o corpo tem espaço fundamental para a vida cristã, também precisa de treino, preparo, disciplina. O corpo é também o templo, o lugar onde o Espirito Santo de Deus habita[3]. A idolatria do corpo como da criação é uma distorção que a natureza humana utiliza para adorar a criação ao invés do criador. Então, escolha e pratique o seu esporte seus exercícios com este objetivo da vida com o próximo e da vida com Deus[4].
- Esta mensagem responde á pergunta: Qual a importância do corpo para a vida com Deus Pai?
- Aplicação para a sua vida: Treine seu corpo a viver dentro dos limites da saúde física e mental anunciada pelo que Deus diz, não necessariamente pela tradição religiosa.
[1] Tessalonicenses capitulo 4:4 Primeira Carta do apóstolo Paulo aos cristãos na Tessalônica por volta de 50 dC , o livro é marcado pelo agradecimento em relação ao crescimento da igreja na ausência forçada de Paulo.
[2] 1Co 9.25-27 Entre 55 a 57/ o Apóstolo Paulo d.C. responde a 10 questões enviadas pelos cristãos na cidade de Corinto: espírito sectário, incesto, processos, fornicação, casamento e divórcio, ingestão de alimentos oferecidos a ídolos ,uso do véu, a Ceia do Senhor, dons espirituais e a ressurreição do corpo.
[3] 1 Coríntios 6: 19 Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
[4] Hebreus s12; 11 „Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados.“ Esta carta exorta os novos cristãos a não observarem mais rituais e cerimônias tradicionais, pois, em Cristo, eles já foram cumpridos. Pouco antes do no ano 70 d.C. quando Templo em Jerusalém foi destruído pelos romanos.