SAÚDE DO CORPO, MENTE E DA VIDA

SAÚDE DO CORPO, MENTE E DA VIDA
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais
  • Dia Nacional do Gráfico

Como é que vai de saúde? Quando pensamos na saúde só do corpo, nem sempre lembramos da  saúde da mente. No entanto a mente e o corpo funcionam de maneira integrada. Então quando a mente se desestrutura isso repercute no corpo e na vida. Quando o corpo é maltratado, também pode afetar a saúde mental. Na verdade, o corpo é a vitrine das diversas dimensões da vida e da saúde.

A mente foi criada para discernir. Com ela  o ser humano avalia o que é saudável ou perigoso. O certo e o errado são parâmetros que a mente precisa para identificar a vida pessoal e o relacionamento com a realidade. Quando surgem propagandas dizendo que o certo está errado e que o errado está certo, a mente começa a entrar em colapso. Em nome da liberdade, da igualdade, há uma luta para apagar as referências de justo e injusto, certo e errado.

Você precisa de diagnósticos para a angústia, tristeza, medo. Não é suficiente tomar remédios para anestesiar esses sintomas. Eles são como as luzes do painel da existência avisando dos desajustes na vida, ma mente, no corpo. Não se resolve o problema quebrando todas as luzes, mas identificando-se e tratando os problemas manifestos. A consciência é a capacidade dada ao ser humano e que o distingue dos animais. Destruir a mente é destruir a capacidade de ser humano criado a imagem e semelhança do Criador. Por isso o próprio Criador diz: “Ai dos que chamam ao mal bem e ao bem, mal, que fazem das trevas luz e da luz, trevas, do amargo, doce e do doce, amargo” [1]. Por isso a sua  segurança íntima e dignidade pessoal tem por base uma declaração milenar registrada assim: “Tu Senhor Deus conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. Confiai no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR DEUS é uma rocha eterna.”[2]

Considere o que Deus Pai revela em Sua Palavra escrita e sua palavra Viva, Cristo Jesus[3]. Não tema os diagnósticos divinos, mas busque também a salvação, a restauração dada por Deus através da pessoa de Cristo Jesus. Ele é cura e saúde para o corpo, para a mente e para a vida.

•          Esta mensagem responde á pergunta: Qual o princípio ativo da saúde?

•          Aplicação para a sua vida: Tenha em mente que a saúde física depende de uma saúde psicológica, psíquica e espiritual e não apenas de condições externas ideais.


[1] Isaias 5.20 O profeta Isaías, (teria vivido entre 765 AC e 681 a.C), cujo nome significa “Jeová salva” ou “Jeová é salvação” exerceu o seu ministério no reino de Judá durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias mencionados no Antigo Testamento

[2] Isaías 26:3,4 Ibidem

[3] Mateus 11: 28 “Vinde a mim todos vós que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei” Mateus  o primeiro dos Evangelho no Novo Testamento, foi  escrito por volta de 60-65 d.C. depois do Evangelho de Marcos. Tem por objetivo mostrar que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?