VOCÊ, DEUS E A VIOLENCIA

VOCÊ, DEUS E A VIOLENCIA
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
  • Dia do Portuário     – Dia da Abertura dos Portos no Brasil, em 1808
  • Dia Mundial   do Hanseniano
  • Dia da Não Violência
  • Dia da Saudade

Você é uma pessoa violenta? Como você identifica a violência? A violência é definida como “a força física exercida com o propósito de violar, danificar ou abusar do próximo.  Desde o início da narrativa bíblica a criação é um ato de poder, não de violência.

A primeira expressão de violência foi quando Caim matou Abel. Por qual motivo? Sua oferta a Deus não foi aceita. Qual foi sua reação? Matou o irmão ao invés de se arrepender.  Usou de sua força física para eliminar quem considerou concorrente no seu culto ao Criador. Deus o confronta, mas   não dá início ao ciclo infernal da violência e protege Caim.[1] No entanto a violência chega a tal ponto que, Deus diz a Noé: “A terra está repleta de violência por causa dos homens”[2]. Para conter a violência Deus salva Noé e sua família e elimina a humanidade de então.

Deus chama Abraão e o convida a sair do seu país, como nômade, com sua família e seu gado. Ele mesmo é um homem de paz. Intercede diante de Deus a favor de Sodoma e Gomorra, cidade gravemente rebelde e pecadora.[3] 

O povo que é de Deus não nasce na violência. Nasceu de um chamado. “Igreja” significa os que foram chamados para formar uma comunidade e atenderam.  Não foram arrancados, seduzidos, enganados. São chamados com dignidade, amor, misericórdia para a justiça divina. Por isso Jesus disse a Pedro: “Mete a tua espada no seu lugar; porque todos os que lançarem mão da espada, à espada morrerão.”[4]

3,89% do texto da Bíblia com seus 31.102 versículos propagam violência e ódio enquanto no Corão, com  apenas 6.536 versículos  é de 8,85% [5] A fé cristã registrada na bíblia não é  uma mensagem piedosa, mas uma notícia de redenção humana, que integra toda a realidade da humanidade nas suas dimensões negativas de violência, sofrimento e morte. 

Vamos considere esse aspecto do caráter do Evangelho de Cristo Jesus um instrumento divino de reconciliação. Sem violência, mas em justiça e amor.

  • Resposta a pergunta:  Como encarar a violência na bíblia?
  • Tarefa para Hoje: Desde que a rebelião contra Deus Pai estabeleceu um reino no planeta Deus Pai estabeleceu a força policial para limitar a violência e injustiça, ainda que seja com seres humanos contaminados pelo pecado mantendo a criminalidade sob algum controle.

[1]  Gênesis 4:1-15 Neste primeiro livro da Bíblia é narrada a criação, a relação de Deus com o homem e da promessa de Deus a Abraão e seus descendentes. Escrito por Moisés, dando ao povo recém-saído da escravidão uma referência cultural e religiosa

[2]  Gênesis 6:5 ( leia todo o capítulo) Ibidem

[3]  Gênesis 18:22-33 Ibidem

[4] Mateus 26:52: Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.

[5] https://www.paulopes.com.br/2012/08/a-violencia-na-biblia-e-no-corao.html#.YADWcuhKjIU veja na   própria internete a quantidade de versículos em cada uma dessas escrituras sagradas e Cruelty and Violence in the Bible   http://skepticsannotatedbible.com/cruelty/long.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?