PARA TORNAR-SE QUEM VOCÊ É!

PARA TORNAR-SE QUEM VOCÊ É!
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
  • Dia do Portuário

Tenho ouvido com frequência uma certa frase muito desafiadora. É assim: “tornar-se aquilo que se é” Ela foi dita pelo  Nietzsche.[1]  Ele defendia que a tarefa dos professores é incentivar os alunos com esse desafio: “tornar-se aquilo que se é” .

Com a frase “torna-te quem tu és”,  Friederich Nietzsche declarava que um dos maiores desafios da existência humana é você saber quem realmente é; “Torna-te quem tu és”, ou seja, aproprie-se das forças que o constituem, tome parte no movimento de autos superação em curso constante dentro de si. O ser humano é um ponto do universo onde uma enorme quantidade de forças se concentram, se atravessam e por fim transbordam. Por isso é preciso afirmar-se de tal modo que se possa ir sempre no limite de si, expandindo-se, como uma roda que gira por si mesma. A expansão vem do cultivo das vivências, do cuidado e da prudência de digerir e compreender o que nos acontece. É um processo que exige atenção e prudência. Cultivar-se é fazer crescer as forças que nos habitam e podar as ervas daninhas que insistem em crescer no meio de nós. Entendeu?

Friedrich Nietzsche foi um dos mais relevantes e influentes filósofos do século 19. Fez duras crítica aos valores ocidentais, ao platonismo, ao cristianismo, ao marxismo e a todas às outras correntes que ele denuncia como niilistas. [2] Quando escreveu “Deus está morto”, o filósofo não queria dizer que a entidade divina tinha deixado de existir — e sim questionar se ainda era razoável ter fé em Deus e basear nossas atitudes nisso.

Na sua reconciliação com Deus Pai, o Criador, pela fé de Cristo Jesus, você tem um novo ponto de partida para sua identidade.[3] Sem a revelação de Cristo Jesus o ser humano é mesmo uma poeira no universo, finito, limitado, sempre desejando um poder total, sempre sendo derrotado pela morte.[4]  Esse homem tão sensivel ao mal e sofrimento humano,  acabou tendo seu cérebro destruido possivelmente pela sifilis nos útimos 11 anos de sua vida, ficando louco e sendo cuidado pela mãe e pela irmã.

Sua identidade tem o ponto de partida na reconciliação com Deus Pai ou somente no modelo humano  condizente com a filosofia dos dias de hoje?

  • Resposta á pergunta: De onde provem a identidade do ser humano?
  • Exercício para a vida: A identidade do ser humano vem de quem o criou e não das teorias de evolução que procura eliminar essa fonte divina.

[1]  https://super.abril.com.br/ideias/deus-esta-morto-nietzsche/Ele quis dizer que o sistema educacional tem como propósito “definir um modelo de ser humano condizente com as verdades dominantes”.

[2] https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/o-louco-amargo-o-que-foi-que-matou-friedrich-nietzsche.phtml

[3] 2 Coríntios 5:17 “Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” Segunda carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade grega de Corinto no outono de  55,56 ou 57 depois de Cristo defendendo sua autoridade apostólica e apontando os falsos apóstolos na igreja daquela cidade.

[4] 1 Coríntios 15:55 “Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? 56 Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. 57 Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.” Entre 55 a 57/ o Apóstolo Paulo  d.C.    responde a 10 questões enviadas pelos cristãos na cidade de Corinto: espírito sectário, incesto, processos, fornicação, casamento e divórcio, ingestão de alimentos oferecidos a ídolos,  uso do véu, a Ceia do Senhor, dons espirituais e a ressurreição do corpo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?