FASES DO AMOR
Lá estávamos eu e minha esposa no parque do Ibirapuera em São Paulo naquele ensolarado final de tarde dominical. Sentados no carro, em silêncio, observávamos outros casais. Alguns dentro do carro, outros fora. Conversavam, se abraçavam, se beijavam. E eu em silêncio, como minha esposa. Eu pensava, como é que eu e ela, antigamente, tínhamos tanto afeto e demonstrações de carinho, como aqueles casais. E naquele momento estávamos ali, irritados um com o outro, sem conseguirmos nos tocar como aqueles outros casais, lá fora!
Imaginei que quando saissem dali, aqueles casiais iriam para algum restaurante, ou para casa dos pais. Encontrariam talvez um lanche já pronto por alguma mãe bondosa. A luz, a agua, o iptu já estariam pagos por algum dos pais. Aquela noite de domingo era um tempo sem dúvida especial, romantico.
O amor ou afeto, sem a vivência do dia a dia de responsabilidades é mesmo uma grande maravilha de prazer. É possivel dedicar-se somente ás expressões de afeto porque a vida, a realidade está fora daquele momento. Mas quando a convivencia se torna cotidiana, as decisões sobre gastos e ganhos, compromissos com os deveres, as angustias pessoais são vividas sem maquiagem, sem suplemento alimentares para a alma. O físico só soabe reagir com dores, palpitações, com explosões de ira e ressentimentos. É a desilusão avisando que a realidade invisivel é real.
O amor é realmanete o óleo dos relacionamentos de gente disposta a exercer a teimosia da fidelidade, da perseverança. Esse é o DNA do amor inspirado pelo Criador através de Cristo Jesus. A narrativa Bíblica confirma com a seguinte descrição: O amor nunca desiste. O amor se preocupa mais com os outros que consigo mesmo. O amor não quer o que não tem. O amor não é esnobe, Não tem a mente soberba, Não se impõe sobre os outros, Não age na base do “eu primeiro”, Não perde as estribeiras, Não contabiliza os pecados dos outros, Não festeja quando os outros rastejam, Tem prazer no desabrochar da verdade, Tolera qualquer coisa, Confia sempre em Deus, Sempre procura o melhor, Nunca olha para trás, Mas prossegue até ao fim. O amor nunca morre.[1] Esse é o amor vivido pelo Criador pela criação humana. Você o reconhece? A paixão não resiste á realidade cotidiana, mas o amor sim!
- Esta mensagem responde á pergunta: Por que o romantismo do namoro é diferente do romantismo no casamento?
- Tarefa para hoje: Note e não confunda a paixão com o amor. Um pode vir e ir o outro vem para ficar nas mais diversas situações. Assim aprendemos de Deus em Cristo Jesus.
[1] 1 Coríntios 13:8-10 Versão bíblica A MENSAGEM de Eugene Peterson. Entre 55 a 57/ o Apóstolo Paulo d.C. responde a 10 questões enviadas pelos cristãos na cidade de Corinto: espírito sectário, incesto, processos, fornicação, casamento e divórcio, ingestão de alimentos oferecidos a ídolos, uso do véu, a Ceia do Senhor, dons espirituais e a ressurreição do corpo.