VOCÊ E A SUA AMIZADE

VOCÊ E A SUA AMIZADE

a

A amizade é uma das relações interpessoais mais comuns para o ser humano. NO entanto é muito significativa pois trata-se de um relacionamento com características bem particulares. Amizade é uma relação afetiva, a princípio, sem características romântico-sexuais, entre duas pessoas. Em sentido amplo, é um relacionamento humano que envolve o conhecimento mútuo e a afeição, além de lealdade ao ponto do altruísmo. Neste aspecto, pode-se dizer que uma relação entre pais e filhos, entre irmãos, demais familiares, cônjuges ou namorados, pode ser também uma relação de amizade, embora não necessariamente.

Histórias como a dos Três Mosqueteiros, do francês Alexandre Dumas: uma história firmada na amizade inquebrantável de seus 4 personagens. Dom Quixote e Sancho Pança, Sherlock Holmes e Watson, o Gordo e o Magro, Os Três Patetas, a série Friends, entre outros.

A religião e a cultura popular, destacam o valor da amizade como uma experiência humana de vital importância. Na Epopeia de Gilgamesh1, se relata a amizade entre Gilgamesh e Enkidu. Os greco-romanos tinham a amizade entre Orestes e Pílades. Na Bíblia, cita-se, a amizade entre Davi (que depois se tornaria rei em Israel) e Jónatas (filho do Rei Saul)2 . Nos evangelhos canônicos registram a declaração de Jesus, “Nenhum amor pode ser maior que este, o de sacrificar a própria vida por seus amigos.”3 E Salomão escreveu a sabedoria da amizade em seus Provérbios: “Em todo o tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão”.

No entanto a natureza humana precisa fazer escolhas conscientes em uma relacionamento de amizade.4 Aqui se revelam também tragédias. Mesmo no Evangelho é revelado como alguem tido por amigo, de Jesus o traiu, entregando-o aos inimigos.

A declaração e realidade mais profunda para o ser humano é revelada por Jesus assim: Não vos chamo mais de servos, porque o servo não sabe o que faz seu patrão. Mas vos chamo de amigos, porque vos manifestei tudo o que ouvi de meu Pai.5  O Deus Todo poderoso, Criador do Universo chama o ser humano para um relacionamento digno e o torna participante de sua agenda divina. Você consegue imaginar essa inimaginável oferta de amizade?6

Resposta a pergunta: Como encarar a amizade?

 Tarefa para Hoje: Perceba como o evangelho de Cristo Jesus é um relacionamento e não mera doutrina religiosa, moral. Trata-se de uma amizade com o Criador pela fé de Cristo Jesus.


1  A Epopeia de Gilgamesh e o dilúvio

https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/a-epopeia-gilgamesh-diluvio.htm

2  1 Samuel 20:17 Leia todo o capítulo e compreenda a natureza dessa amizade aprovada diante de Deus.

3  João 15:13-17 NVI” Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos”

4   Tiago 2,23  Assim cumpriu-se esta palavra da Escritura: “Abraão creu em Deus, e isto lhe foi computado como justiça”, e foi chamado amigo de Deus.

5  João 15,15 .

6  Provérbios 18,24  “existe amigo mais apegado que um irmão” 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?