SÃO SILVESTRE E TRADIÇÕES

SÃO SILVESTRE  E TRADIÇÕES
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
  • · Criação do Vale do Aço

Quando as tradições são interrompidas, para proteger a vida você enfrenta o desafio de avaliar o sentido da tradição, não é? A tradição dá um senso de segurança na prática regular de hábitos. É fácil a tradição acabar perdendo o real sentido, como se um ovo perdesse a clara e a gema deixando apenas a casca. A tradição, a aparência continua, mas sem o principio ativo da vida.

Os confrontos que Jesus tinha com o grupo de religiosos mais zelosos estava na questão de tradições. Com o objetivo de zelar por um culto prestado por pessoas realmente dedicadas, foram criadas regras que colidiam com a própria praticidade da vida.

Sábado era o dia de descanso dos judeus e os religisoso havia definido quais atividades eram consideradas “trabalho ” e quais não eram. E quando os discipulos de Jesus, com fome, colheram espigas para comer os religisos o acusaram de quebrar a tradição religiosa. Jesus então lhes deu o exemplo do rei Davi e seus homens que também comeram do pão que somente os sacerdotes podiam comer.1

Quando Jesus encontrou no local de ensino da Palavra de Deus, no sábado, foi-lhe apresentado um homem paralítico. Os fariseus perguntaram-lhe: “A Lei permite fazer curas no dia de sábado?” Fizeram-no para terem de que o acusar. A resposta de Jesus foi: “Qual de vocês, se tiver apenas uma ovelha e ela caísse numa vala num sábado não iria tratar de tirá-la de lá? Quanto mais não vale uma pessoa do que uma ovelha! Evidentemente que é justo fazer o bem num sábado.” E disse ao homem: “Estende o braço!” Ele assim fez e imediatamente a sua mão ficou completamente normal, tal como a outra”2.

O Espirito de Cristo revela: “Se com tua boca confessares a Jesus como Senhor e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos serás salvo” É depois do batismo e Ceia do Senhor que alguém é desafiado a por amor, ao Senhor Jesus, operar mudanças em sua vida. É na comunhão com Cristo Jesus e com outros cristãos que cada um é edificado e transformado por Deus. Certamente você tem perguntas a respeito. Converse conosco sobre isso.

 Essa mensagem responde à pergunta: Quais desafios se enfrenta quando tradições são qebradas?

 Aplicação para sua vida: As mudanças que você opera na sua vida devem ser operadas por amor a Cristo Jesus . Este é o sinal divino da presença do Espirito Santo na sua vida.


1  Marcos 2:23-28 “E aconteceu que, passando ele num sábado pelas searas, os seus discípulos, caminhando, começaram a colher espigas. E os fariseus lhe disseram: Vês? Por que fazem no sábado o que não é lícito? Mas ele disse-lhes: Nunca lestes o que fez Davi, quando estava em necessidade e teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na casa de Deus, no tempo de Abiatar, sumo sacerdote, e comeu os pães da proposição, dos quais não era lícito comer senão aos sacerdotes, dando também aos que com ele estavam? E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.” Os (Pais da igreja) fundadores da Igreja declaram que o Evangelho de Marcos foi escrito depois da morte de Pedro, que aconteceu durante as perseguições do Imperador Nero. A maior parte das evidências sustenta uma data entre 65 e 70 d.C.

2  Marcos 3:1-6 “E outra vez entrou na sinagoga, e estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada. E estavam observando-o se curaria no sábado, para o acusarem. E disse ao homem que tinha a mão mirrada: Levanta-te e vem para o meio. E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se. E, olhando para eles em redor com indignação, condoendo-se da dureza do seu coração, disse ao homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e foi-lhe restituída a sua mão, sã como a outra. E, tendo saído os fariseus, tomaram logo conselho com os herodianos contra ele, procurando ver como o matariam.” Ibidem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?