DEUS PARA OS ORFÃOS!
Dia do Órfão
Dia Universal do Perdão
O que você pensa a respeito dos órfãos? Há os que são orfãos de pais vivos. Cada um deles não conta mais com os pais para completar sua formação moral e ampará-los em cuidados para a vida, são os órfãos.
É véspera de natal. As famílias estão reunidas enquanto muitos estão sozinhos em casa. Drogas, acidentes e doenças das mais diversas são instrumentos comuns de orfandade.
Ainda que alguém pense que pai e mãe não lhes fazem falta, no seu íntimo tem sede de acolhimento incondicional. Pai e mãe são referências de acolhimento, seja o filho famoso ou criminoso, realizado ou fracassado. Aqueles que de algum modo nos geraram podem ter um amor diferente de todos os outros amores que conhecemos. Mesmo adulto, se você já não tem pai e mãe você é alguém órfão, já pensou? Mesmo adultos as pessoas sabem do desafio de não contar mais com o afeto e atenção de um pai ou uma mãe amorosos. Agora imagine as crianças em plena fase de crescimento onde as carências são mais sensíveis
Jesus dirigiu uma orientação de segurança para os que confiavam nÊle e haviam deixado o pai e a mãe como referência fundamental da vida, apesar de serem adultos. Ele disse: “Não os deixarei órfãos; voltarei para vocês.” 1 A revelação divina, registrada na bíblia mostra quanto cuidado Deus dispensa aos órfãos.2. Até maldições são proferidas para quem maltrata os órfãos.3 Por isso Deus é descrito na bíblia como Defensor dos órfãos4. Deus reúne as pessoas, que depositam sua confiança em Cristo Jesus formando uma família5. A Igreja como Deus planejou é a família em que o órfão é acolhido seja de que idade for, preferencialmente crianças, jovens e adolescentes.
Planeje e convide alguém que está longe ou sem família para passar o natal com você. Torne-se como que colo de Deus para esses órfãos. Esta é mais uma expressão da fé cristã ativa e de uma espiritualidade viva.
Esta mensagem responde á pergunta: O que a espiritualidade que você vive tem a ver com o órfão?
Tarefa para hoje: Preste atenção a oportunidade que surgir de você convidar algum órfão a participar dos festejos do final de ano com você e sua família.
1 João 14:18 Este evangelho escrito entre 80-90 dC pelo apóstolo João no estilo é reflexivo e cheio de imagens e figuras organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus.
2 Deuteronômio 24:17-19 Não perverterás o direito do estrangeiro e do órfão; nem tomarás em penhor a roupa da viúva. Mas lembrar-te-ás de que foste servo no Egito, e de que o Senhor teu Deus te livrou dali; pelo que te ordeno que faças isso. Quando no teu campo colheres a tua colheita, e esqueceres um molho no campo, não tornarás a tomá-lo; para o estrangeiro, para o órfão, e para a viúva será; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda a obra das tuas mãos, Quando sacudires a tua oliveira, não voltarás para colher o fruto dos ramos; para o estrangeiro, para o órfão, e para a viúva será.
3 Deuteronômio 27:19 Maldito aquele que perverter o direito do estrangeiro, do órfão e da viúva. E todo o povo dirá: Amém.
4 Salmos 68:5 “Pai de órfãos e juiz de viúvas é Deus, no seu lugar santo.”
5 Efésios 2: 19-20 “Portanto, não sois mais estrangeiros, nem imigrantes; pelo contrário, sois concidadãos dos santos e membros da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, sendo o próprio Cristo Jesus a principal pedra angular desse alicerce”.