VOLUNTÁRIOS ECONOMICOS E SOCIAIS DIVINOS

VOLUNTÁRIOS ECONOMICOS E SOCIAIS DIVINOS
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.

 Dia Internacional do Voluntariado para o desenvolvimento Econômico e Social

 Dia Internacional do Voluntariado e Dia da Cruz Vermelha Brasileira.

Fico admirado! Cada dia do ano já se tornou uma data comemorativa. Há, em alguns dias a comemoração de vários fatos. Já ouviu falar no Dia Internacional do Voluntariado para o Desenvolvimento Econômico e Social? Imagine comigo um dia em que todas as dividas fossem perdoadas, empréstimos cancelados e as propriedades voltavam a quem pertenciam? Sim, porque em tempos difíceis muita gente vende casa, carro, negócios, maquinários, ás vezes por preços baixíssimos apenas para tentar pagar suas contas e por fim perdem os bens, o crédito e acabam vivendo como escravos.

Claro que essa medida exigiria uma reestruturação mais ampla da sociedade e da economia. Como por exemplo é descrito na antiga aliança que Deus de Moisés fez com o povo que tirou do Egito e introduziu em uma terra que produzia leite e mel em abundancia. Cada familia recebeu seu pedaço de terra para morar, produzir. Quando, por alguma razão precisava vender, de cincoenta em cincoenta anos toda terra que havia sido vendida retornava a familia do proprietário original. Quando se fazia a colheita nada do que caia ao chão podia ser apanhado pois pertencia ao pobres e necessitados.1 Então os pobres não viviam esmolando mas trabalhando pela sua sobrevivência. Interessante não é?

Agora na Nova Aliança que Deus faz com pecadores arrependidos o principio permanece não como uma lei, mas como uma atitude voluntária, expontanea. Essa é a motivação daquele que dá por alegria e não como algum tipo de contrato de prestação de serviço para Deus. As ofertas e dízimos servem para atender não apenas os que atuam no serviço religioso mas também socorrer os irmãos que passam necessidade.

A espiritualidade cristã tem como base uma Nova Aliança com Deus em que os valores divinos são como que escritos no íntimo de cada um que se volta para Deus pela fé de Cristo Jesus. Essa é a concretização de uma promessa muito, muito antiga2 Todo aquele que firma com Deus essa aliança, pela fé de Cristo Jesus ressurreto, tem as condições para atuar voluntariamente no desenvolvimento economico e social da raça humana. Você já tem essas condições divinas? Não não depende de dinheiro mas de Nova Aliança com Deus.

 Essa mensagem responde à pergunta: Como a espiritualidade cristã influencia mudanças sociais e               economicas?

 Aplicação para sua vida: A espiritualidade cristã atua pelo espírito voluntário, com alegri, em amor e não               por alguma pressão externa ou constrangimento interno


1  Levítico 23: 21 “Nesse mesmo dia fareis uma convocação; esta será para vós uma assembleia santa e não fareis nenhum trabalho. É lei perpétua para vossos descendentes, onde quer que habiteis. 22Quando segardes a messe na vossa terra, não colhereis até as extremidades da lavoura, tampouco recolhereis as espigas que caem aos vossos pés durante a colheita. Deixareis essa parte para o pobre e para estrangeiro. Eu Sou Yahweh, o SENHOR, o vosso Deus!”

2  Jeremias 31:33,34Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. E não ensinará mais cada um a seu próximo, nem cada um a seu irmão, dizendo: Conhecei ao Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o Senhor; porque lhes perdoarei a sua maldade, e nunca mais me lembrarei dos seus pecados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?