HOSPITALIDADE E ESPIRITUALIDADE
Dia Nacional dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade
Dia do Corpo Auxiliar da Marinha1
Você já hospedou pessoas na sua casa? Sim, gente que estava de passagem pela sua cidade e você os recebeu na sua casa por uma noite. Você sabe que tem capacidade de fazer isso para alguém que gosta e cuja companhia lhe agrada. E para um estranho? Alguém, de quem você tem referência mas não tem familiaridade. Isso é desafiador.
Quem pratica a espiritualidade cristã tem razões básicas para praticar a hospitalidade. Ela é registrada assim: “Não se esqueçam da hospitalidade; foi praticando-a que, sem o saber, alguns acolheram anjos.”1 “Sejam mutuamente hospitaleiros, sem reclamação.”2 “Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade.”3
Abrir a intimidade de sua casa, mesmo que simples, humilde, mas com o discernimento do Espirito de Cristo é expressar com prática a fé que você afirma ter. A vida com Deus Pai, pela fé de Cristo Jesus não consiste apenas na dimensão do culto, do conhecimento das Sagradas Escrituras e das práticas piedosas. Alias, desde a antiguidade o próprio Deus falou: “O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo? Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo? 4 Notou, não há como viver a espiritualidade cristã sem promover alteração economica, política e social nos seus relacionamentos personalizados.
A militancia cristã é basicamente pessoal. Cada um atua voluntariamente segundo a fé que tem em Cristo. Assim no dia do julgamento final alguns serão recebidos por Deus com as seguntes palavras: “Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes me visitar.”5
Oro para que você esteja entre os que ouvirão esse elogio divino. E você como tem fé para viver isso?
• Esta mensagem responde a pergunta: Com você encara a hospitalidade na sua espiritualidade crista?
• Aplicação para sua vida: Não há regras mas note quando por amor a cristo Jesus hospedará alguem. Só Deus Pai pode lhe dizer quando, quem e como fará isso. Preste atenção!