A IMPORTANCIA DO SANGUE

A IMPORTANCIA DO SANGUE
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.

· Dia do Doador voluntário de Sangue,

· Dia do Quadro Auxiliar de Oficiais

A complicação em uma cirurgia na , levou Maria da Conceição de 50 anos, para a UTI. O tratamento da dela envolveu a transfusão de quatro bolsas de sangue. De imediato, a família entrou em contato com o banco de sangue. Passado o susto, amigos e familiares mobilizaram-se em uma grande campanha para conseguir mais doações. Cerca de 30 pessoas se candidataram e ajudaram a repor os estoques do banco que atendeu Conceição no momento de necessidade.

O sangue é um composto de células que cumprem funções como levar oxigênio e nutrientes para o corpo, defender nosso organismo contra infecções e participar na coagulação. Não existe nada que substitua a função do sangue no corpo humano e como ele não é produzido artificialmente, as pessoas que necessitam precisam contar com a doação e solidariedade de outras pessoas.

Há pessoas que reconhecem a importancia do sangue a tal ponto que proibem a transfusão de sangue para salvar vidas. No entanto a narrativa bíblica cristã revela como Deus Pai entregou seu ungido filho a morte violenta, a morte de cruz para apagar as ofensas da raça humana contra Ele.1 Esta é uma figura, uma ilustração de como o próprio Deus não impediu que a vida de Seu filho fosse dada em favor de sere humanos pecadores, rebeldes, incrédulos e maus. Então é a vida de Cristo Jesus que permite ao pecador que nEle crê aproximar-se de Deus com segurança e receber a a vida da graça divina.

 O sangue humana serve apenas para a vida do corpo aqui e agora, mas o sangue de Cristo Jesus abre a porta do coração divino e da eternidade em aliança com o único e verdadeiro Deus Pai o Criador.

Você já doou sangue? E já recebeu alguma doação de sangue? Certamente esa é a razão porque agora tem vida e até saúde. Como foi sua experiência? Escreva e conte-nos mesmo em um audio.

· Essa mensagem responde à pergunta: O que pensar a respeito da doação de sangue para o próximo?

· Aplicação para sua vida: Quando Cristo Jesus deu sua vida por nós, derramando seu sangue será muito para você dar por volta de 400ml?2


1  Colossenses 1:1 “9Porquanto foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude, 20e por intermédio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão nos céus, estabelecendo a paz pelo seu sangue vertido na cruz. 21E a vós outros também que, no passado, éreis estranhos e inimigos de Deus conforme demonstrado pelas obras más que praticáveis,..”

2  O volume de sangue total a ser coletado é diretamente relacionado ao peso do doador. Para os homens não pode exceder a 9ml / kg peso e, para as mulheres, a 8ml / kg peso. O anticoagulante presente na bolsa de coleta liga-se ao sangue impedindo que este coagule. O volume de anticoagulante da bolsa é padronizado para um mínimo de 400ml de sangue. Logo, uma pessoa com peso inferior a 50 kg não poderia doar o volume mínimo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?