RACISMO E PRECONCEITO VENCIDOS

RACISMO E PRECONCEITO VENCIDOS
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.

 Dia Nacional de Combate ao Racismo

 Estudante Internacional

 Dia da Criatividade

Existe alguma raça da qual você tem medo ou não sente simpatia? Isso você pode descobrir quando menos esperar. Não se assuste, mas encare essa descoberta. Racismo é a denominação da discriminação e do preconceito direta ou indiretamente contra pessoas ou grupos por causa de sua etnia, traços físicos ou cor. Você tem uma informação negativa sem qualquer conhecimento antecipado do assunto ou pessoas. Agora a discriminação é a atitude de separar, excluir ou diferenciar pessoas ou objetos.

O preconceito racial não é exclusivo do Brasil. Cada um dos países colonizadores e colonizados apresentam, em algum grau, índices de preconceito racial contra negros ou, no caso de países colonizados, nativos daquele local. Uma ação de preconceito somente é considerada racista quando há uma utilização organizada de dominação contra a etnia da vítima.

A forma direta de racismo, há manifestação de violência física ou verbal contra indivíduos ou grupo por conta da classe social, etnia, cor. Chega-se mesmo a negar acesso a serviços básicos (ou não) e a locais pelos mesmos motivos. O Código Penal brasileiro prevê punições a quem praticar tal crime.1

Tanto o racismo como o preconceito se caracterizam por uma avaliação em que não considera o outro digno de um tratamento justo, igualitário. Seja por causa da etnia, seja por causa de diferenças em habilidades ou aparência física. O sentimento de superioridade é resultado de uma avaliação parcial, de uma necessidade de sentir-se seguro diante do desconhecido, do diferente.

Na espiritualidade Cristã o incentivo ao respeito aos estrangeiros pois o povo de Deus foi estrangeiro e o de Cristo também é 2 nesse mundo3. Encarar as diferenças e descobrir como conviver com elas não obriga você a se tornar igual ao outro. Você também é diferente dos outros. Lembre-se de que o outro também foi criado por Deus Pai tão humano quanto você, apesar das diferenças. Assim Deus planejou uma humanidade que se completa nas diferenças pelo amor e não pelo poder. Essa é a tônica da comunidade cristã chamada igreja. Ah como será maravilhoso você compreender a profundidade do relacionamento assim. Você quer?

Essa mensagem responde à pergunta: Qual é a base da espiritualidade cristã para encarar o racismo e o preconceito?

Aplicação para sua vida: Somente a perspectiva cristã, dada pelo Espirito de Cristo, permite ao ser humano dispor de recursos divinos para vencer o racismo e preconceito instalado na sua própria mente.


1  Veja a lei 7716, de 1989, do Código Penal Brasileiro

2  1 Pedro 2:11-12 “Amados, exorto-vos como a peregrinos e estrangeiros a vos absterdes das paixões da carne, que batalham contra a alma. Seja exemplar o vosso comportamento entre os gentios, para que naquilo que falam mal de vós, como se fôsseis pessoas que vivem praticando o que é mau, ao observarem as vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia em que receberem a sua revelação.” Esta carta foi escrita para confortar os cristãos da igreja na Ásia Menor que sofriam perseguição por causa de sua fé por volta de 62 e 69

3  Êxodo 23:9 “Não oprimirás o estrangeiro: conheceis bem a vida de estrangeiro, porque fostes forasteiros no Egito.” O nome Êxodo significa “saída”. Este livro conta como Deus livrou os israelitas de uma vida de penúrias e escravidão no Egito. Deus fez um pacto com eles e lhes deu leis para ordenar e governar sua vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?