ACESSIBILIDADE DIVINA

ACESSIBILIDADE DIVINA
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.

 Dia Nacional da Pessoa Portadora de Deficiência Física

Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo

 Dia do Teatro Municipal

 Dia do Basquete

Acessibilidade é o termo utilizado para designar os acessos dados a pessoas com alguma deficiência física como de locomoção, visão, audição, etc. Agora há lugar especial para idosos, nos ônibus o espaço e equipamento para cadeirantes. Nas ruas nos shoppings e as rampas nas calçadas, os telefones públicos mais baixos ou mesmo os intérpretes da linguagem dos surdos em palestras.

A raiz da palavra deficiente, é do latim “déficit”. Ela significa falta, incompleto em habilidades naturais. Quando alguém assume sua condição de deficiente encara o desafio á superação. A tecnologia então viabiliza e amplia as oportunidades de participação e expressão. Eu fico admirado quando vejo o desempenho dos deficientes nas mais diversas atividades.

Em sua caminhada Jesus encontrou pessoas com diversos distúrbios. Ele não diagnosticou todos do mesmo modo. A deficiência de alguns era realmente consequência do próprio pecado. De outros era uma opressão maligna e outros eram consequências das rupturas causadas pelo pecado na existência humana. Quando perguntaram a Jesus a causa pelas quais pessoas nascem cegas, por exemplo, desejavam saber se eram consequências de pecado dos pais ou da própria pessoa. Sabe o que Jesus respondeu? “Nem ele, nem seus pais pecaram. Isso aconteceu para que nele se manifeste a glória de Deus.1 Naquela situação específica ele curou aquele cego de nascença. Aquele rapaz passou a enxergar perfeitamente. Esse sinal atestava que Deus estava atuante no ministério, nas ações de Jesus.

Hoje alguém pode perguntar; “por que Jesus não continua curando, tanto quanto naqueles dias?” Por que as curas que Jesus operava tinham outro objetivo que simplesmente aliviar o sofrimento humano. Aqueles sinais tinham por objetivo comprovar a manifestação divina no ministério de Jesus. Note como cada cura levava as pessoas interessadas a encararem a realidade de manifestação divina na mensagem de Jesus. A missão de Jesus era anunciar que o Reino de Deus havia chegado.2 A presença do próprio Deus, nesta terra, na história do ser humano. Em Cristo Jesus Deus se manifesta entre sua criação. O poder do mal, do pecado e da estrutura política, econômica agora é tocada pela influência de cada cristão, na sua esfera de vida e não como instituição. São adoradores que Deus procura. Adoradores que o adorem no íntimo e na vida diária. Essa é a realidade que você precisa conhecer e viver.

 Resposta a pergunta: Porque Cristo Jesus não cura todos os deficientes nos dias atuais?

 Tarefa para hoje: Você precisa compreender o objetivo divino para cada cura que Jesus realizou no seu ministério e mesmo hoje. Esse é o caminho para não interpretar as Escrituras indevidamente.


1  João 9:2,3 Este evangelho escrito entre 80-90 d.C. pelo apóstolo João no estilo é reflexivo e cheio de imagens e figuras organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus.

2  João 10:38 “Mas, se faço, e vocês não creem em mim, creiam pelo menos nas obras, para que vocês possam saber e compreender que o Pai está em mim e que eu estou no Pai.” Ibidem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?