ENCARE SUA INTOLERANCIA!

Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
  • Dia Internacional da Tolerância UNESCO

Você não pode evitar. É semelhante a reação de rejeição que seu organismo apresenta quando você come o que lhe dá alergia. Também seu modo de pensar, apresenta uma rejeição a certos valores, certas ideias. Você sente como que uma ira, uma raiva, uma rejeição a certos valores éticos, morais, econômicos e sociais. Pode se dizer que você tem uma intolerância que se manifesta mesmo no seu corpo. Podem chamar do que quiser: preconceito, aversão seja lá o que for. Os outros até podem fazer o que desejar, mas não podem obrigar você a admitir na sua própria vida algo que lhe faz mal, certo?

É claro que conviver com quem tem valores, pensamentos e práticas contrarias às suas pode ser extremamente penoso para você. Diante de situações que muitos não se incomodam ou conseguem conviver, há outras que sentem como que agressões pessoais. São conhecidos como intolerantes. Podemos compara-los ás pessoas que tem intolerância á alimentos ou picadas de insetos. Pode coloca-los até mesmo em risco de vida.

Quando intolerâncias surgem em um país dividem a população. No entanto as diferenças que surgem na comunhão cristã dividem a comunidade. O termo utilizado é “fraco na fé” para os que tem certa fragilidade no modo de viver a confiança em Deus Pai. Os que são mais amadurecidos são convocados a não excluir, ou segregar os que tem certas limitações, mas respeita-los.1

Se em nosso próprio corpo temos membros e órgãos diferentes, com funções diferentes, que exigem cuidados diferentes para a manutenção da própria vida, igualmente na comunidade cristã há pessoas assim.2 Por isso todo incentivo divino é para que as pessoas continuem, crescendo na graça e no conhecimento de Cristo Jesus suportando uns aos outros em amor3. Não há incentivo para algum tipo de ditatura dos que são “fracos na fé” e nem tão pouco a ostentação dos que se consideram fortes. Deus Pai esclarece que existem diferenças sim, e que é preciso respeitar as diferenças porque a Ele cabe o julgamento final. Como uma família cuida dos bebês ou doentes, deficientes assim também a comunidade cristã cuida daqueles que tem baixo grau de tolerância a determinadas situações. Em que grupo você está? Como está reagindo?

Resposta a pergunta: Como encarar a intolerância sua e dos outros?

Lição para hoje: Procure identificar suas próprias intolerâncias e verifique, diante do Senhor Jesus como trata-las. Algumas continuarão, outras precisarão ser descartadas.


1  Romanos 14:1-2 “Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes. ” Carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade de Roma por volta de 58 d.C. Descreve a vida no Espírito, que é dada pela fé aos que creem em Cristo.

2  1 Coríntios 12:16-18, 23 “E se a orelha reclamar: “Porque não sou olho, não pertenço ao corpo! ”, nem por isso deixa de fazer parte do corpo. Se o corpo todo fosse olho, onde estaria a capacidade de ouvir?… Em verdade, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade… E os membros que em nós são indecorosos são tratados com decoro especial, enquanto os que em nós são decorosos não precisam ser tratados de maneira especial.”. Entre 55 a 57/ o Apóstolo Paulo d.C. responde a 10 questões enviadas pelos cristãos na cidade de Corinto: espírito sectário, incesto, processos, fornicação, casamento e divórcio, ingestão de alimentos oferecidos a ídolos, uso do véu, a Ceia do Senhor, dons espirituais e a ressurreição do corpo.

3  2 Pedro 3:18 Apóstolo Pedro está escrevendo esta segunda epístola uns seis anos depois da primeira. Pedro está sabendo que logo virá a sua morte (1.14) que uns dois anos depois em 66 d.C. (Baxter) Tema: Lembre Bem para não cair Tempo: 66 d.C.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?