VOTO, ELEITO E ESCOLHA

VOTO, ELEITO E ESCOLHA
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
  •  Dia da Proclamação da República

E aí, já votou? E seu voto foi secreto? Na verdade, você já havia dito em quem iria votar para várias pessoas. Várias pessoas já sabiam em quem você ia votar. No entanto o “votar” é uma ação, e uma decisão pessoal, ali, na cabine de votação. Você pode dizer para quem quiser a respeito de sua escolha eleitoral. Mas o voto é secreto! Na última hora você pode mudar sua escolha. Ai está o exercício de sua cidadania.

Votar é a capacidade de escolher. A escolha não é apenas de boca, de palavras, mas de vida. No entanto muitos acreditam que votar em branco, nulo ou justificar-se, os isenta da responsabilidade de escolher. Na verdade, não votar significa concordar com o que acontecerá. Quem age assim precisará viver segundo os valores políticos de quem vencer a eleição. Não há direito de reclamar, sabotar o que foi eleito quem se omitiu na eleição, enquanto cidadão.

Diante dos governantes do país podemos escapar da escolha secreta alegando que votamos em outro, mas diante de Deus, da eternidade e do inferno não há como escapar. A votação se expressa na vida. Não há como escapar de um posicionamento diante do amor de Deus. Ou você corresponde ao amor ou rejeita. Não há meio termo. Jesus diz que aquele que o obedece esse é quem realmente o ama. 1

Lembrei-me de um profeta que desafiou o povo dizendo: “Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-O; mas se Baal, segui-o. O povo, porém, não lhe respondeu nada”2.

Lembre-se a escolha da sua vida não se refere meramente a “um céu ou a um inferno”. A escolha que Deus confronta cada ser humano é se corresponde ou não ao Seu amor. Hoje você não está diante de uma ameaça, mas da promessa amorosa de Deus. Se Deus elege você para ouvir esta mensagem e lhe pede para escolher, para votar, é porque lhe dá as condições para isso. Assim, se hoje você ouvir este convite de Deus não apresente desculpas. Corresponda ao amor de Deus e confie Nele pela obediência a Cristo Jesus.

Resposta a pergunta: Quais são as implicações de uma religião oficial em um regime político em um pais?

Tarefa para hoje: Comece a acompanhar e orar por aqueles em quem você votou e foram eleitos. São responsabilidades suas, como diz o Senhor.3


1  João 14:23 “Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, obedecerá à minha Palavra; e meu Pai o amará, e nós viremos até ele e faremos nele nosso lar. 24Quem não me ama não obedece às minhas palavras; e a Palavra que vós estais ouvindo não é minha, mas do Pai, que me enviou.” Este evangelho escrito entre 80-90 d.C. pelo apóstolo João no estilo é reflexivo e cheio de imagens e figuras, organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus.

2  I Rs 18: 21 Este livro inicia com o reinado de Salomão em Israel. Depois de sua morte, o reino se dividiu em consequência da guerra civil entre o Norte e o Sul, resultando no surgimento de duas nações: Israel no Norte e Judá no Sul.

 1 Timóteo 2:1-2 “Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ações de graças, em favor de todas as pessoas; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranquila e pacífica, com toda a piedade e dignidade”. Esta carta orienta Timóteo, jovem pastor e líder da igreja primitiva a respeito de adoração, o ministério e os relacionamentos dentro da igreja por volta de 63-64 d.C.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?