MANEQUIM E ESPANTALHO

MANEQUIM E ESPANTALHO
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
  • Dia do Manequim
  • Dia do Hoteleiro,
  • Dia do Município

Bem, um manequim certamente você já  viu nas vitrines de muitas lojas. Aquele boneco que representa a figura humana (masculina ou feminina). São utilizados em trabalhos artísticos, como modelo, científicos, como substituto do objeto real, e ainda  mais frequentemente como objeto auxiliar de costura e na exposição em lojas.

Você já viu um espantalho? O espantalho também representa a figura humana.  É um boneco, feito de roupas velhas e chapéu, podendo ou não ser recheado com trapos, palha, estopa ou outros materiais. São colocados em meio a hortas ou plantações com o objetivo de espantar aves, simulando a presença do ser humano. Quando você olha para um manequim você admira a roupa que  veste que a loja quer vender. Quando você vê um espantalho facilmente dá risada. É uma figura interessante.

O que caracteriza  o espantalho e o manequim é que não tem vida real. Representam o ser humano, Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não veem.   Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta, mas tem olhos que não veem. Assim são os ídolos, os símbolos feitos pelo ser humano para dar motivação, força, representando algum poder sobrenatural poderoso. O dinheiro, por exemplo pode se tornar o ídolo do ser humano pelo poder que dá a quem o cultura e acumula. Os ídolos podem ser de prata, ouro, obras de arte. 

Quando surge alguém lhe perguntado: “E o seu Deus onde está?” Você pode responder com ousadia:  O nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agrada.” Você crê realmente assim? Sabe o que Deus diz a respeito dos ídolos? ”-Torne-se como seu próprio ídolo quem confia nele”[1]. Adorar um Deus vivo é ser transformado em um ser humano, não em algum manequim ou espantalho. Seu Deus, qual é?

  • Essa mensagem responde à pergunta:  O que o espantalho ou manequim tem a ver com a espiritualidade cristã?
  • Aplicação para sua vida: Preste atenção ao seu íntimo para identificar se sua adoração é dada a um ídolo ou ao Deus vivo pela fé de Cristo Jesus.

[1] Salmos 115:2-8  “Porque dirão os gentios: Onde está o seu Deus? Mas o nosso Deus está nos céus; fez tudo o que lhe agradou.  Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não veem.  Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam.” O livro de Salmos é composto de cento e cinquenta cânticos, orações e   poemas compostos por Davi Moisés e muitos outros profetas a mais de 200 anos a.C

09112020-MANEQUIM-E-ESPANTALHO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?