DISFARCE DA TENTAÇÃO

DISFARCE DA TENTAÇÃO
  • Dia Mundial do Urbanismo
  • Dia do Aposentado,
  • Dia do Radiologista

Você sabe reconhecer os primeiros sintomas da tentação? Não? Sem dúvida a tentação surge assim que aparece uma necessidade perfeitamente humana. Sim uma necessidade, normal. No entanto a devida satisfação dessa vontade exige responsabilidade, disciplina, cuidado  e mudanças pequenas.  Então a tentação chega lhe dizendo: “- Puxa você é alguém que merece que esse seu desejo seja atendido. Mas veja , esse caminho aí é muito difícil. Quem consegue?  Você é uma pessoa  sofrida, tem responsabilidades, faz o bem. Será que Deus deseja que você fique nesse estado só porque não atendeu algumas regrinhas? Vai lá. Você tem direito. Você pode. Você precisa.” Oferta tentadora, não é?

O diabo tentou a Cristo Jesus com essas soluções grandiosas[1]. No entanto, Jesus deixa claro que a honra e fidelidade a Deus estão acima das necessidades humanas. É o próprio Deus que precisa nos mover e inspirar na atenção ás necessidades humanas. Não devem, as necessidades humanas, serem colocadas acima da fidelidade á Deus Pai. Se não for assim acabamos manipulados pelas necessidades humanas e ao invés de sana-las vamos aprofundá-las.

O exageros  na comida,  abuso na saúde e gasto excessivo e outras tantas tentações colocam o seu prazer em primeiro lugar. Isso é como que “vender a alma ao diabo”? O princípio divino é neutralizado e o seu prazer é colocado no lugar de Deus  Pai e sua Glória. Por isso a orientação divina é : “buscai em primeiro lugar o Reinar de Deus na justiça divina e cada necessidade será suprida”[2]. Sim você e eu sabemos que podemos confundir necessidade com caprichos. Agora, atender sua necessidade como Deus projetou amadurece seu caráter, exercita sua criatividade e reforça sua dignidade.

Percebe? Agora tem mais uma razão e critério para reconhecer tentações que querem apenas tirar Deus do lugar de Deus no seu coração na Sua vida, e  colocar o prazer em primeiro lugar e tornar você incapaz de se controlar. Então você perde a liberdade que tem por um prazer imediato. A riqueza do ser humano não vem do conforto e felicidade que tem[3], mas do que ouve e recebe de Deus para a própria vida. Reconheça e resista á tentação, mesmo disfarçada de amiga conselheira.


[1] Mateus 4:1-11 Mateus foi o primeiro Evangelho a ser escrito por volta de 60-65 d.C. com o objetivo de mostrar que Ele é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.

[2] Mateus 6:33 versão parafraseada pelo autor Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.  Ibidem

[3] Lucas 12: 15 Então Jesus lhes disse: “Cuidado! Fiquem de sobreaviso contra todo tipo de ganância; a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens”. Escrito por Lucas, um médico por volta de  59—75 dC mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade.

08112020-DISFARCE-DA-TENTACAO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?