O PLANO DIVINO PARA A MORTE

O PLANO DIVINO PARA A MORTE
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
  • Dia de Finados

Qual é a maior inimiga da existência humana? É a morte. Ela desfoca o propósito da vida.  A corrupção, a injustiça são apenas alguns meios que o coração humano utiliza na tentativa  de dar significado a própria existência. A morte está presente em toda  história humana.

O que a morte faz? A morte basicamente separa, fragmenta, faz em pedados o que tem unidade. A morte separa. Ela torna inútil pois destrói o propósito do que existe. Assim a morte é vista como escape para muitos que tem o significado de sua vida destroçados e sofrem por isso. A morte também separa o que a vida une, o que a vida realiza. Assim tudo que tem fim é porque foi tocado pela morte.

Logo no início da narrativa cristã bíblica, Deus averte o ser humano de que não confiar nÊle é conviver com a morte. Quando o ser humano não creu no amor divino e deixou-se enganar pelo projeto de ser como Deus foi separado da intimidade como o Criador, da existência do Éden e tornou sua existência uma maldição para o planeta.[1]

No entanto a vida de Deus, desde ali, prometeu e trabalhou para restaurar a vida, a unidade do ser humano com o Criador apesar da escolha humana. Em toda narrativa bíblica cristã somos informados de como Deus conduz a história humana restringindo, limitando o poder da morte. Até que manifesta a vitória total com a ressurreição de Cristo Jesus.

Por fim Deus anuncia em Apocalipse, último livro da Bíblia, “E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo”[2].  Assim a morte não participará mais da existência humana na presença de Deus Pai. No entanto a eternidade sem a esperança de vida, de unidade, se constitui no que se conhece por “inferno”[3].

O Testemunho do Espirito de Cristo Jesus no espirito de quem tem aliança com Deus, pela fé de Cristo Jesus, permite ao ser humano  começar a viver a nova unidade da vida em restauração, já agora. Salvação é a restauração da unidade da existência humana com Deus Pai. Verifique se é isso que seu espírito pede e precisa.

  • Essa mensagem responde à pergunta: O que a morte causa na existência humana?
  • Aplicação para sua vida: A ressurreição não restaura apenas a eternidade na existência humana mas todo o plano divino para o universo

[1] Gênesis 3:16-19 “Disse também à mulher: Multiplicarei os sofrimentos de teu parto; darás à luz com dores, teus desejos te impelirão para o teu marido e tu estarás sob o seu domínio.” E disse em seguida ao homem: “Porque ouviste a voz de tua mulher e comeste do fruto da árvore que eu te havia proibido comer, maldita seja a terra por tua causa. Tirarás dela com trabalhos penosos o teu sustento todos os dias de tua vida. Ela te produzirá espinhos e abrolhos, e tu comerás a erva da terra. Comerás o teu pão com o suor do teu rosto, até que voltes à terra de que foste tirado; porque és pó, e pó te hás de tornar.”

[2] Apocalipse 20:14 Escrito pelo discípulo e apóstolo João, já velho e exilado por volta de 95 d.C. encoraja os cristãos perseguidos e para firmá-los na confiança de que Deus cuidará deles.  Usando símbolos e visões, o escritor ilustra o triunfo do bem sobre o mal e a criação de uma nova terra e um novo céu.

[3] Lucas 16:19-31 Escrito por Lucas, um médico por volta de  59—75 d.C.   mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade.


02112020-O-PLANO-DIVINO-PARA-A-MORTE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?