MELHOR DAR OU RECEBER?

MELHOR DAR OU RECEBER?
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
  • Dia do Funcionário Público

A corrupção é um estigma cultural em nosso país. E não é que já se utiliza de uma frase com “cheiro de trecho bíblico” para justificar essa praga moral da corrupção? Costuma se dizer assim: “É dando que se recebe.” Já ouviu? Já falou isso para alguém retribuindo algum favor? Então preste atenção!

Essa frase parte da premissa que para você receber você precisa dar. Você só tem direito de receber se você dá. Então o relacionamento entre pessoas se desenvolve em caráter comercial. Um paga e o outro entrega. Sim, eu sei que a economia vive esse princípio. No entanto no seu relacionamento com o próximo e principalmente com Deus Pai esse não é o princípio que caracteriza a aliança entre o Criador Santo e o pecador que coloca sua fé em Cristo Jesus.

Você pode se ver ensinando alguma criança a dividir o que tem explicando com esse ditado: “É dando que se recebe”. Isso pode ter muito a ver nos relacionamentos sociais, mas na prática cristã o principio é muito outro. É dito assim: “Mais bem-aventurada atitude é dar do que receber[1] A ênfase está em dar, não para receber, mas como expressão da alegria de ter recebido de Deus. Trata-se de uma atitude voluntária motivada pela alegria e amor em partilhar para ajudar outros. Não há exigência de retribuição embora se espera que o outro   se alegre, melhore com o que recebeu. O dar, no caráter divino visa contribuir para restaurar a dignidade do outro e não apenas projetar a prosperidade pessoal. Esse dar não vem acompanhado de alguma ostentação ou sentido de superioridade.

Experimente reunir as expressões de “dar” no novo testamento e descobrirá que   é bem diferente daquele ditado popular. Escolha dizer: “Mais  bem aventurado é dar do que receber.” Deus Pai tem em alta conta quem dá com alegria e não constrangido pela culpa ou pelo medo[2]

•          Essa mensagem responde à pergunta: O que está implicado na conhecida expressão “é dando que se recebe”?

•          Aplicação para sua vida: Avalie sua motivação no dar. É para receber reconhecimento mesmo de Deus o expressão de sua alegria pelo que já recebeu de Deus Pai?


[1] Atos 20:35 Atos é uma sequência da vida de Cristo nos Evangelhos, registrando a disseminação da cristandade de Jerusalém a Roma escrito por Lucas cerca de  62 d.C. 

[2] 2 Coríntios 9:6,7 “E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará. Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.” Segunda carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade grega de Corinto no outono de  55,56 ou 57 depois de Cristo defendendo sua autoridade apostólica e apontando os falsos apóstolos na igreja daquela cidade.

28102020-DAR-E-MELHOR-DO-QUE-RECEBER.jpg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?