O ESFORÇO HUMANO DIANTE DE DEUS
Eu acompanhava aquela família da cidade que visitava o sítio. Em dado momento a adolescente escorregou e caiu. Então o pai ao invés de ajudar a filha levantar lhe disse “Levante-se que eu te ajudo” Diga-me: Depois que alguém se levanta precisa de ajuda para se colocar em pé? É semelhante aquela frase que dizem estar na bíblia: “Esforça-te e eu te ajudarei.”
O Evangelho é completamente diferente dessa afirmativa! Trata-se de uma boa noticia para a pessoa caída que ouve “ -Não se mova, calma, vou levantar você, não se preocupe. Pode confiar em mim.” É Cristo Jesus dizendo assim. “Fique comigo e você dará muito fruto no novo relacionamento com Deus Pai…”[1] Isso é muito, muito diferente do que costumam dizer e pensar: “Esforça-te e eu te ajudarei.” Se o esforço é seu em que então, Cristo precisa ajudar? Nada! Agora quando ora-se para que permaneçam firmes em toda a jornada — sem precisar fazer força, mas dependendo do poder glorioso que Deus nos dá. É o poder que suporta o insuportável e se derrama em alegria e gratidão ao Pai que nos faz fortes o suficiente para participar em tudo de glorioso e belo que Ele tem para nós. A maravilhosa verdade é que Deus nos resgatou dos becos sem saída e dos caminhos de escuridão. Ele nos pôs no Reino do Filho que tanto ama, o Filho que nos tirou do poço em que havíamos caído e nos livrou dos pecados que estávamos condenados a repetir[2].
Todo esforço na vida cristã é para manter o que recebeu de Deus Pai pela fé de Cristo Jesus: manter, guardar, conservar, nisso sim reside o esforço. Esforço para levar adiante a obra designada por Deus tendo tudo o que é necessário para isso[3]. Você entende a diferença? Uma condição é esforça-te para depois eu lhe ajudar. Outra, completamente diferente é esforce-se, cuide de tudo o que ganhou para fazer, para viver o que você precisa e pode.
• Essa mensagem responde à pergunta: Qual é o propósito do esforço humano na vida cristã?
• Aplicação para sua vida: Você não experimenta da reconciliação com Deus porque se esforça, mas reconciliado com Ele esforça-se para manter e desenvolver tudo o que Ele lhe deu.
[1] João 15:3-5 “Vós já estais limpos, pela Palavra que Eu vos tenho transmitido. 4Permanecei em mim, e Eu permanecerei em vós. Nenhum ramo pode produzir fruto por si mesmo, se não estiver ligado à videira. Vós igualmente não podeis dar fruto por vós mesmos, se não permanecerdes unidos a mim. Eu Sou a videira, vós os ramos. Aquele que permanece em mim, e Eu nele, esse dará muito fruto; pois sem mim não podeis realizar obra alguma.
[2] Colossenses 1:12-14 ,( versão a mensagem
[3] 1 Crônicas 28:10 Olha, pois, agora, porque o Senhor te escolheu para edificares uma casa para o santuário; esforça-te, e faze a obra.
25102020-O-EORCO-HUMANO-DIANTE-DE-DEUS