COMPREENDER, DESCULPAR OU PERDOAR?

COMPREENDER, DESCULPAR OU PERDOAR?
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.

•          Dia da Compreensão

•          Dia do Transportador Rodoviário de Carga*

•          Dia Nacional do Portador de Deficiência Visual.

Não me fale do que falta no mundo. Não! Pense no que falta a você agora! Compreender o próximo? Desculpar quem ofendeu você? Perdoar quem lhe feriu profundamente? Reagir a cada uma dessas situações tem profunda influência e consequências nos relacionamentos humanos.

Compreensão. O que que é isso? É a capacidade de compreender as situações, as influências e condições que levam as pessoas a cometerem muitos erros. Certamente você tem capacidade para compreender algumas pessoas. Agora note que outras, quanto mais você compreende menos você concorda com o modo como ela reage. Você reconhece as dificuldades dela, mas ainda assim não consegue concordar ou mesmo desculpar.

Agora você pode desculpar, isto é explicar, justificar certas pessoas mas não pode tirar delas a culpa que elas carregam pela consciência de terem cometido erros.  A culpa que eu carrego por alguma atitude é uma realidade pessoal, ela é minha, você não pode tirar mesmo explicando direitinho. Só há Um capaz  de tirar a culpa.[1]

Agora tem o perdão. Perdão não consiste em meramente compreender e muito menos desculpar, porque a natureza do ser vivo é se afastar de cada ser ou circunstancia que coloca sua existência em perigo. Não apenas a sua existência física mas sua dignidade, seus valores, seu caráter. O perdão é antinatural. O perdão exige que a justiça seja feita. Nossas leis podem punir o erro, mas  e a perda causada? Quem pode indenizá-la adequadamente?

Diante desse quadro somente Deus Pai pode apresentar a devida vingança.. Aliás é isso que Ele afirma; “…minha é a vingança…”[2] E como isso acontece? Quando Ele castiga todas as injustiças que você sofreu entregando o próprio Filho a morte, e morte injusta, de cruz. Também essa morte de Cristo acontece em seu favor, para cobrir seus “crimes”, o que você é e o que você faz diante de Deus. E depois? A ressurreição de Cristo Jesus é a promessa divina de que nÊle você recebe a devida justiça em comunhão com o Pai.[3] O que lhe parece?

Compreender é necessário mas é inútil para solução. Desculpar ajuda mas não resolve. Somente o perdão de inspiração divina traz a você condições para encarar com amor e justiça os conflitos com  o próximo. Ahh! como desejo que você compreenda essa realidade.


•             Essa mensagem responde à pergunta: Você sabe reagir devidamente as pessoas que lhe  apresentam essas três condições?

•             Aplicação para sua vida: Encare com seriedade diante dessas três situações compreendento  as inclicações de cada uma.


[1] Filipenses 2:15 Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus, inculpáveis no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;

Colossenses 1:22 No corpo da sua carne, pela morte, para perante êle vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis,

[2] Romanos 12:18-20 Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo

[3] Romanos 3:24-28 “…sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus…”

17092020-COMPREENDER-DESCULPAR-OU-PERDOAR-

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?