COMPREENDER, DESCULPAR OU PERDOAR?
• Dia da Compreensão
• Dia do Transportador Rodoviário de Carga*
• Dia Nacional do Portador de Deficiência Visual.
Não me fale do que falta no mundo. Não! Pense no que falta a você agora! Compreender o próximo? Desculpar quem ofendeu você? Perdoar quem lhe feriu profundamente? Reagir a cada uma dessas situações tem profunda influência e consequências nos relacionamentos humanos.
Compreensão. O que que é isso? É a capacidade de compreender as situações, as influências e condições que levam as pessoas a cometerem muitos erros. Certamente você tem capacidade para compreender algumas pessoas. Agora note que outras, quanto mais você compreende menos você concorda com o modo como ela reage. Você reconhece as dificuldades dela, mas ainda assim não consegue concordar ou mesmo desculpar.
Agora você pode desculpar, isto é explicar, justificar certas pessoas mas não pode tirar delas a culpa que elas carregam pela consciência de terem cometido erros. A culpa que eu carrego por alguma atitude é uma realidade pessoal, ela é minha, você não pode tirar mesmo explicando direitinho. Só há Um capaz de tirar a culpa.[1]
Agora tem o perdão. Perdão não consiste em meramente compreender e muito menos desculpar, porque a natureza do ser vivo é se afastar de cada ser ou circunstancia que coloca sua existência em perigo. Não apenas a sua existência física mas sua dignidade, seus valores, seu caráter. O perdão é antinatural. O perdão exige que a justiça seja feita. Nossas leis podem punir o erro, mas e a perda causada? Quem pode indenizá-la adequadamente?
Diante desse quadro somente Deus Pai pode apresentar a devida vingança.. Aliás é isso que Ele afirma; “…minha é a vingança…”[2] E como isso acontece? Quando Ele castiga todas as injustiças que você sofreu entregando o próprio Filho a morte, e morte injusta, de cruz. Também essa morte de Cristo acontece em seu favor, para cobrir seus “crimes”, o que você é e o que você faz diante de Deus. E depois? A ressurreição de Cristo Jesus é a promessa divina de que nÊle você recebe a devida justiça em comunhão com o Pai.[3] O que lhe parece?
Compreender é necessário mas é inútil para solução. Desculpar ajuda mas não resolve. Somente o perdão de inspiração divina traz a você condições para encarar com amor e justiça os conflitos com o próximo. Ahh! como desejo que você compreenda essa realidade.
• Essa mensagem responde à pergunta: Você sabe reagir devidamente as pessoas que lhe apresentam essas três condições?
• Aplicação para sua vida: Encare com seriedade diante dessas três situações compreendento as inclicações de cada uma.
[1] Filipenses 2:15 Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus, inculpáveis no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo;
Colossenses 1:22 No corpo da sua carne, pela morte, para perante êle vos apresentar santos, e irrepreensíveis, e inculpáveis,
[2] Romanos 12:18-20 Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo
[3] Romanos 3:24-28 “…sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus…”
17092020-COMPREENDER-DESCULPAR-OU-PERDOAR-