VIDA E O ESPORTE TEM ÁRBITROS

VIDA E O ESPORTE TEM ÁRBITROS
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
  • Dia Nacional do Karatê
  • Dia do Árbitro Esportivo
  • Dia do Jornalista Paulista

“Mãe, meu irmão me bateu!” Incontáveis vezes, na vida de mães no mundo inteiro, a cena começa assim. Uma criança chega correndo, acusando outra de algum crime digno de castigo severo. E toda mãe sábia reage com prudência, primeiro apanhando os fatos e depois decidindo como corrigir o problema. Às vezes, ela descobre fatos interessantes da boca da outra criança: “Bati nela, sim. Mas é porque ela agarrou o meu pescoço e estava me sufocando. Eu tive que bater nela para poder respirar.” E para provar a sua alegação, este menino mostra as marcas dos dedos da irmã no seu pescoço. E assim continua o desafio de ser juíza dos próprios filhos. A mãe sempre faz questão de investigar os fatos, ouvir os dois lados da história, e só depois toma uma atitude em relação ao culpado ou culpados.[1]

O sistema de justiça do nosso governo se baseia neste mesmo princípio. Qualquer um pode levantar acusação contra outro, mas o acusado tem direito de responder e se defender. É essencial ouvir os dois lados para aplicar a justiça. Sim a natureza humana julga não mais o fato mas sim a pessoa segundo suas simpatias ou antipatias.  Muitas pessoas baseiam suas conclusões sem ouvir os dois lados.  

A narrativa cristã das sagradas escrituras baseia-se na busca pela verdade na avaliação dos fatos. Assim Jesus e seu Espírito declaram: Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça[2]. É oportuno lembrar que Jesus tev e um julgamento discutivel[3]. Outros interesses manipularam fatos e ele foi levado a cruz. A história humana traz muitos exemplos assim.


Lermbre-se de que Deus lhe deu um Advogado que viveu, morreu e ressuscitou pra defender você diante dEle,  para a justiça divina. Quem lhe acusa diante de Deus não deseja justiça, mas destruir você e manchar a glória de Deus Pai. Então preste atenção ás suas atitudes diante da vida através do Espirito de Cristo , ele é o árbrito divino  no seu íntimo.[4]

•          Essa mensagem responde à pergunta: Qual é o principio na fé Crista  do cristão para avaliar conflitos?

•          Aplicação para sua vida: Orientar-se pela mera simpatia ou outros critério afeta seu senso de justiça, então preste atenção como encara essas situações.


[1] Colocação de Denis allan em  https://estudosdabiblia.net/2001210.htm

[2] João 7:24 Este evangelho escrito entre  80-90 d.C.    pelo apóstolo João no estilo  é reflexivo e cheio de imagens e figuras  organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus

[3] Mateus 26:59-65 “Ora, os príncipes dos sacerdotes, e os anciãos, e todo o conselho, buscavam falso testemunho contra Jesus, para poderem dar-lhe a morte;  E não o achavam; apesar de se apresentarem muitas testemunhas falsas, nào o achavam. Mas, por fim chegaram duas testemunhas falsas,  E disseram: Este disse: Eu posso derrubar o templo de Deus, e reedificá-lo em três dias.  E, levantando-se o sumo sacerdote, disse-lhe: Não respondes coisa alguma ao que estes depõem contra ti? Jesus, porém, guardava silêncio. E, insistindo o sumo sacerdote, disse-lhe: Conjuro-te pelo Deus vivo que nos digas se tu és o Cristo, o Filho de Deus. Disse-lhe Jesus: Tu o disseste; digo-vos, porém, que vereis em breve o Filho do homem assentado à direita do Poder, e vindo sobre as nuvens do céu. Então o sumo sacerdote rasgou as suas vestes, dizendo: Blasfemou; para que precisamos ainda de testemunhas? Eis que bem ouvistes agora a sua blasfêmia.” Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.

[4] Colossenses 3:15 “Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.” (Versão Almeida Revista e Atualizada-ARA)  Nesta carta o apóstolo Paulo diz aos cristãos de Colossos que abandonem suas superstições e que Cristo seja o centro de sua vida. Paulo escreve esta carta durante o seu segundo e último encarceramento.

11092020-VIDA-E-O-ESPORTE-TEM-ARBITROS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?