GRUPO DE QUATRO ALIMENTOS

Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
  • Dia da Nutricionista

Já pensou você, agora mesmo, diante de uma mesa com frutas, doces, carnes, salgados e diversas bebidas? Pelo que você começaria  comer?, A mais de 150 anos atrás um filósofo disse que “o homem é o que come”. O que você come não tem apenas valor nutricional, mas um valor psicológico e até espiritual. Comer é uma das atividade básicas de manutenção da vida no corpo humano. O que você come é o que acaba por fazer parte de você é o que nos dá saúde ou causa alguma doença.

O que comemos é o que acaba por fazer parte de nós, da vida. É o que nos dá saúde ou doença. O grupo dos Quatro Alimentos é composto assim: Grupo 1 – carne, aves e peixes; Grupo 2 – laticínios e ovos; Grupo 3 – frutas e hortaliças; Grupo 4- cereais, legumes, sementes e frutos secos. É o devido equilíbrio nutricional dessas categorias que contribui para a saúde do corpo.

Comer[1] faz parte integrante, de tal importância para vida humana que cada cultura associou ao “comer” dimensões espirituais, religiosas, místicas além    das condições nutricionais para o corpo.

“Comer” foi o primeiro instrumento que Deus utilizou para o ser humano expressar sua confiança nEle e o resultado foi trágico[2]. Não era o fruto em si, mas o limite colocado pelo Criador como expressão da confiança diante de toda liberdade existente. A comunhão cristã tem igualmente quatro elementos. Estão  mencionados nas Escrituras do Novo Testamento. São elas: 1º Orações 2º Partir do Pão, 3º Comunhão e 4º Estudo da Palavra de Deus[3]. As orações consistem na expressão de adoção, louvor a Deus e não somente de pedidos e agradecimentos. A participação na Ceia do Senhor envolve lembrar,  reafirmar a aliança com Deus pela fé de Cristo Jesus. A comunhão não apenas com Deus mas com outros cristãos. Isso vai além de meramente assistir aos cultos, mas envolvimento uns com os outros para edificação, exortação. Por fim o estudo e conhecimento do que está registrado a respeito  de Cristo Jesus nas Sagradas Escrituras.

Verifique hoje, quais as deficiências em  sua alimentação física e também espiritual e certamente a saúde no físico e na alma será expressa na saúde e na fé de Cristo Jesus para a glória de Deus.


[1] Mateus 9: 10 “Estando Jesus em casa, foram comer com ele e seus discípulos muitos publicanos e “pecadores”. Mateus  o primeiro dos Evangelho no Novo Testamento, foi  escrito por volta de 60-65 d.C. depois do Evangelho de Marcos. Tem por objetivo mostrar que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.

[2] Gênesis 2: “Coma livremente de qualquer árvore do jardim, 17 mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”.  Neste primeiro livro da Bíblia é narrada a criação, a relação de Deus com o homem e da promessa de Deus a Abraão e seus descendentes

[3] Atos 2: 42 “Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações.” Atos é uma seqüência da vida de Cristo nos Evangelhos, registrando a disseminação da cristandade de Jerusalém a Roma escrito por Lucas cerca de  62 dC

30802020PRA-QUE-SERVE-O-MILAGRE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?