EM QUAL REINO VOCÊ QUER VIVER?
Dia do Patrimônio Histórico
Quando foi que você comprou alguma roupa nova? Então considere “vestir sua oração” com roupa nova. Nada mais de expressões mecânica onde as palavras são mais importantes do ao Deus a que se dirigem. Na oração do “Pai Nosso”[1] encontram-se seis pedidos. Os três primeiros pedidos se referem a Deus e os outros tres se referem ao ser humano[2]. Consideremos agora o segundo pedido . Nele se diz: Venha o teu reino.[3]
Nesse exato momento, na esfera política muitos estão guerreando para implantar o próprio reino. Em escala menor, cada ser humano também luta para que o próprio nome não seja elameado e imponha o seu próprio reinado. Sim um reino onde tudo é feito do seu jeito, ao seu gosto, de acordo com seus interesses, como se fosse algum rei.
Os filhos estão sob autoridade dos pais. Os subordinados sob o comando dos patrões. Será que você nunca exagera ao impor regras sem nenhum cabimento sobre eles? Regras que em sua maioria servem mais para expressar o seu poder do que a justiça necessária? Será que você nunca teve que responder: “porque eu sou seu pai” ou “por que sou eu quem manda aqui”?
Quem já não usou a oração para pedir ou ordenar a Deus que o abençoe, isto é, implante o seu reino não o de Deus Pai? O reino de Deus vem sobre aqueles que voluntariamente, por amor, não há troca de favores mas , adotaram os valores morais, espirituais divinos.
Quando você pede conscientemente que o Reino de Deus venha é porque confia e deseja essa realidade de fato na sua vida. Orar assim é perceber e integrar os planos divinos no seu planejamento ao invés de usar Deus para firmar seus próprios planos e desejos, enfim , seu reino. Vamos, comece a considerar sua oração pelo que já ouviu e considerou até aqui com essas perspectivas da oração do Pai Nosso[4].
- Resposta á pergunta: Quais as implicações, na própria vida, ao orar “… Venha o Teu Reino…”
- Exercício para a vida: O reino que você constrói precisa refletir o Reinar de Deus Pai na Sua vida. Sem essa realidade consciente o reino é outro!
[1] Mateus 6:9-13 “Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal.” Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus.
[2] Lucas 11:1-4 “Oração do Pai Nosso Estava Jesus em certo lugar orando e, quando acabou, disse-lhe um dos seus discípulos: Senhor, ensina-nos a orar, como também João ensinou aos seus discípulos.Ao que ele lhes disse: Quando orardes, dizei: Pai, santificado seja o teu nome; venha o teu reino;dá-nos cada dia o nosso pão cotidiano;e perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a todo aquele que nos deve; e não nos deixes entrar em tentação.” : Escrito por Lucas, um médico por volta de 59—75 d.C. mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade.
[3] Lucas 11:2 ibidem
17082020-EM-QUAL-REINO-VOCÊ-VIVEPodcast: Play in new window | Download