MANTENHA SUA LIBERDADE PARA PENSAR

MANTENHA SUA LIBERDADE PARA PENSAR
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
  • Dia da Liberdade de Pensamento
  • Dia do Propagandista de Laboratório

O que é que você está pensando agora???? Não, não, não. Você não pode pensar nisso. Eu vou proibir você de pensar assim… (riso) ah!ah!ah!. Já pensou se isso fosse possível. Quantos pais, quantos cônjuges, quantos chefes se tornariam dono da vida de outros. (riso) ah!ah!ah!. Quem sou eu, ou você para proibir alguém  de pensar? Nem Deus proíbe o ser humano de pensar. Este privilégio, esta capacidade ninguém pode roubar de você.

Deus, o Criador revela que assim como o ser humano pensa, assim ele é.[1] Percebe a força dos seus pensamentos? Hoje é mais um dia para você perceber que você é livre até mesmo para pensar errado, contra o Criador,  contra aquele que lhe deu essa liberdade.  Você é livre para deixar-se dominar pelos mais diversos pensamentos.

O pensar é sua capacidade de avaliar situações, identificar valores morais, sociais, religiosos e dar a eles modos para interpretar o que você vê, o que você fala, o que você vive. Inclusive, o que você sente é resultado do que você pensa. Quando você conversa, convive com outras pessoas vai adotando valores, referências e constrói sua maneira de ser, de viver.

Quando Jesus disse: “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.”[2]  Revela que a liberdade só é real, objetiva, profunda quando a verdade se instala no modo de pensar. Então ela se transforma em atitudes, altera valores a respeito da realidade, de si, dos outros e de Deus Pai. Por isso é que a mentira tem tanto poder. A mentira é a corrente capaz de prender o pensamento e roubar a sua liberdade de escolher. Agora, se você disser a verdade, ao viver não terá controle sobre o que os outros pensam de você. Por isso é difícil se revelar, confessar, admitir a verdade a respeito de si. Assim é que se escraviza o próximo.

Jesus disse: “Eu sou a verdade.[3] Sou a verdade a respeito de Deus e a respeito do ser humano., quem me conhece é livre. Livre para pensar. Livre para agir com amor. Conheça o Senhor Jesus relatado pelas Escrituras e revelado pelo Espirito Santo de Deus, então você experimentará da verdadeira liberdade de pensamento diante de si, de Deus e do próximo. Este é um convite divino, você já aceitou?

  • Essa mensagem responde à pergunta: Você já percebeu a importância  da verdade para sua liberdade de pensamento?
  • Aplicação para sua vida: Reconhecer a verdade divina a seu próprio respeito, e a respeito de Deus Pai lhe dará condições para o pleno exercício da liberdade para pensar guiando-se pelo amor divino.

[1] Provérbios 23.7 “Porque, como imagina em sua alma, assim é…” Escrito por volta do século X e século VII a.C.  aproximadamente 700 A.C .conhecido pela sabedoria que começa com Deus é a base para muitas exortações práticas das epístolas no Novo Testamento.

[2] João 8:32 “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” Este evangelho escrito entre  80-90 d.C.    pelo apóstolo João no estilo  é reflexivo e cheio de imagens e figuras  organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus. 

[3] João 14:5,6 “Disse-lhe Tomé: Senhor, nós não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?  Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” Ibidem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?