COOPERATIVA DIVINA
Dia Internacional Do Cooperativismo
• Dia Do Operador De Telemarketing
• Dia Do Voluntário Social
• Dia do Afélio Terrestre
Quando foi a última vez que você participou da organização de um churrasco? Lembra-se? Você e os seus amigos, parentes e conhecidos se organizaram e dividiram as tarefas. Alguns ficaram com a carne, outros com a churrasqueira, carvão. Houve quem trouxe a salada, o arroz e outros elementos do churrasco. De norte e sul do Brasil o churrasco varia na sua composição, mas a carne sobre a brasa é o item comum.
O churrasco assim, conta com a participação de cada participante, dentro das possibilidades de cada um. Claro que sempre surge alguém que só traz a própria fome, não é? No final vocês tiveram aquele tempo de descontração, de confraternização. O sistema utilizado para esse encontro foi o da cooperação. Cooperativismo é o modo de reunir pessoas para desenvolverem uma tarefa que beneficie a todos de modo justo. No cooperativismo busca-se o bem de todos os que participam no desfrutar dos benefícios do trabalho conjunto.
Você sabia que na narrativa da prática cristã cada pessoa é chamada a participar da comunhão divina de modo cooperativo? Cada pessoa que se volta para Deus pela fé de Cristo Jesus é chamada de “cooperadora de Deus”, de “participante da natureza divina”[1]. Deus nos incluiu em sua obra, não como assistentes, consumidores, mas de cooperadores[2]. Jesus não nos chama de empregados que trabalham por um mero salário, ou troca de interesses, mas de amigos. Todo estímulo na narrativa divina, registrada na bíblia, e confirmada pelo Espírito divino, é para que o ser humano coopere com Deus e com os outros, nos propósitos de Cristo.
Isso é mais que mera religião, e rituais, carregar alguma amuleto. A comunhão cristã é como que um “churrasco divino”[3]. Cada ser humano, tocado pelo amor divino, traz suas capacidades e limitações, purificadas pelo amor divino para a convivência com os outros e como Deus Pai. É assim que Deus planejou. Deus coopera conosco quando anunciamos Suas promessas, despertando pessoas para viverem no amor, na graça e na santidade de Cristo Jesus pelo amor e não pelo terror.[4]Quando você acolhe o convite e volta para viver com Deus Pai pela fé de Cristo é inserido em um relacionamento de cooperação divina[5]. Essa é a base da igreja de Cristo Jesus. Verifique se esta é a sua base!
- Essa mensagem responde à pergunta: Já considerou sua vida com Deus como um churrasco?
- Aplicação para sua vida: A cooperação com Deus revela como o cooperativismo divino só é possível pela mediação de Cristo Jesus. Ele é que nos dá os elementos necessário para sua participação como pecador perdoado.
[1] 2 Coríntios 6: 1 “E nós, cooperando também com ele, vos exortamos a que não recebais a graça de Deus em vão” Segunda carta do apóstolo Paulo aos cristãos na cidade grega de Corinto no outono de 55,56 ou 57 depois de Cristo defendendo sua autoridade apostólica e apontando os falsos apóstolos na igreja daquela cidade
[2] I Coríntios 3:9 “Porque nós somos cooperadores de Deus; vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus” .Entre 55 a 57/ o Apóstolo Paulo d.C. responde a 10 questões enviadas pelos cristãos na cidade de Corinto: espírito sectário, incesto, processos, fornicação, casamento e divórcio, ingestão de alimentos oferecidos a ídolos, uso do véu, a Ceia do Senhor, dons espirituais e a ressurreição do corpo.
[3] Mateus 22:1-14 O convite de um rei para a festa de casamento de seu filho. A reação dos convidados e o convite feito aos desconhecidos.
[4] Marcos 16:20 “E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.”
[5] 2 Cor 1: 24 “Não que tenhamos domínio sobre a vossa fé, mas porque somos cooperadores de vosso gozo; porque pela fé estais em pé.” Ibidem
04072020-COOPERATIVA-DIVINAPodcast: Play in new window | Download