Ruah Janus | Temporada 2020 – A LIBERDADE E O TURISMO

Dia do Turista 

Dia do Ecologista

Quem é o turista? Você já fez turismo? Sim, visitar um lugar, passear! Turista é aquela pessoa que usa da liberdade de ir e vir, e conhece lugares por algumas horas ou dias. O turista é atraído pelas mais variadas formas e expressões da cultura, das belezas naturais, e expressão dos costumes locais. 

Sem dúvida o turista precisa respeitar os costumes e cuidados locais. Preserva, cuida para que sua visita não traga prejuízos, perdas das características locais.

 Percebe como a liberdade de ir e vir exige responsabilidade? Há locais que tem o acesso proibido á massa de turistas. São várias as razões. No entanto uma delas é o estrago que um fluxo exagerado de pessoas pode produzir naquele local. E quando falo do turista, isso se aplica a atitude para onde você e eu decidirmos passear ou visitar. 

A liberdade precisa ser utilizada para  o que se deve fazer e não  meramente para o que se quer fazer.  A sua liberdade exige a responsabilidade pelas atitudes que você toma. Então a liberdade implica na obediência voluntária aos cuidados pelo local visitado.

Quando a Liberdade é usada para roubar, destruir, matar, ela precisa ser contida ou retirada. Liberdade para o mal precisa ser contida.  Note como agora é necessário definir o que é o bem e o que é o mal. O que é justo e o que é injusto. Existem lugares em que a liberdade de um cidadão é bem restrita. Em outros ela é mais ampla. Cada lugar, cada pais tem suas regras que ordenam a liberdade.

Note como o Espirito de Deus configura a liberdade do discípulo de Jesus: “Não há dúvida que Deus chamou vocês para uma vida de liberdade. Mas não usem essa liberdade como desculpa para fazer o que bem entendem, pois, assim, acabarão destruindo-a. Em vez disso, usem a liberdade para servir o próximo com amor.” Note como  a liberdade implica em responsabilidade pessoal motivado pelo amor e não pelo temor.  Avalie se utiliza a liberdade que tem de modo divino.

· Essa mensagem responde à pergunta: Você consegue reavaliar seu conceito de liberdade para o turismo em relação á vida com Deus pela fé de Cristo Jesus?

· Aplicação para sua vida: A liberdade é dada papara você fazer o que é justo, o que é amoroso  e para o que é santo. Esse é o espirito da liberdade divina para o ser humano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?