DEUS, OS POVOS E O MAR
- Dia do Citricultor
- Dia Mundial dos Oceanos
Você tem razão! Entender o que está na bíblia não é fácil. Em alguma passagem é possível entender cada palavra, separadamente, mas quando você quer entender o sentido da frase, parece difícil. Estamos no século vinte e um. Nosso vocabulário tem expressões novas a cada semana. O dia-a-dia parece não ter a mesma manifestação divina descrita na bíblia. No entanto o que você já pode entender do caráter divino, descrito na bíblia, essa é a chave de entrada para o entendimento crescente de tudo mais.
Por exemplo a palavra “mar”. A palavra MAR na Bíblia, tem conotações de nações, povos que desconhecem o Senhor Deus, pois são as águas das quais não se pode beber, águas amargas e não potáveis. Por isso você encontra uma expressão assim: “… farei voltar o meu povo das profundezas do mar”[1]; Deus promete resgatar seu próprio povo de entre nações assim, pois se corromperam.
Então na Bíblia o “mar” é um símbolo frequentemente usado. É sinal de mistério, lugar das forças ocultas, sinal de caos, lugar da presença do inimigo de Deus. Na época em que a bíblia foi escrita o mar era uma região ignorada, pouco conhecida e, por isso, representava para a cultura daqueles dias esse valor simbólico.
Por outro lado, Deus domina também esse ambiente. Isto já fica evidente na criação, quando as águas são concentradas nos mares[2]. No livro de Jó capítulo 26, v ersículo12 é mencionada à força divina contra o mar: “Com seu poder aquietou o Mar, com sua inteligência aniquilou Raab.” Raab é a personificação da força do mar, que invade com suas ondas a terra. O mar, no entanto, teve que obedecer a ordem divina de limitar suas forças, permanecendo dentro dos limites estabelecidos pelo Criador. Por isso os discípulos de Jesus testemunharem Ele acalmar a tempestade, ao atravessarem o mar da Galiléia, foi surpreendente?[3]
Para nós o mar tem sua beleza, as praias limitando-o mas somente os pescadores e os que navegam conhecem o poder incontrolável do mar. Leia sua bíblia, com um lápis e marque a palavra mar. Verifique o sentido que tem na frase. Vamos, experimente, e depois me conte!
- Como encarar e vencer a dificuldade de entender a bíblia por exemplo na expressão da palavra “mar”?
- A porta de entrada é colocar em prática o que você já conhece, o que já entendeu do Evangelho de Cristo Jesus. Ele é a chave para toda a compreensão da bíblia.
[1] Salmos 68:22 O livro de Salmos é composto de cento e cinquenta cânticos, orações e poemas compostos por Davi Moisés e muitos outros profetas a mais de 200 anos a.C.
[2] Gênesis 1,9-10 Neste primeiro livro da Bíblia é narrada a criação, a relação de Deus com o homem e da promessa de Deus a Abraão e seus descendentes.
[3] Lucas 8,22-25 Escrito por Lucas, um médico por volta de 59—75 d.C. mostra como Jesus estava em contato com as pessoas pobres, com os necessitados e com os que são desprezados pela sociedade.
Podcast: Play in new window | Download