OS POBRES DE ESPÍRITO

OS POBRES DE ESPÍRITO
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
  • Dia do Profissional Liberal

Você já reparou na expressão: “Bem aventurado os pobres de espírito…”?

Aparentemente é esquisito juntar a palavra “bem aventurado”,  feliz a “pobre”? Até existe o ditado de que “dinheiro não traz felicidade”, mas daí dizer que os pobres são felizes, não parece um exagero? Essa expressão usada por Jesus[1] indica que a bem aventurança, a felicidade, está em se reconhecer pobre, sem recursos.

A consciência da pobreza fica geralmente evidente quando se enfrenta um problema ou situações sem solução, por falta de recursos humanos, financeiros e morais. Quando já se tentou tudo e nada deu certo. Nesse momento em que só se poderia decretar falência é que a certeza de ser pobre pode mudar completamente a situação. Melhor, a vida!  Porque é quando as possibilidades humanas se esgotam que você está pronto para reconhecer e aceitar a atuação divina.[2]

 Reconhecer que se não é autossuficiente, que se é pobre é uma consciência necessária á consciência humana. É o mesmo que se dar conta da ausência de justiça e saúde que caracterizam a natureza humana. Por isso não foram os justos chamados ao arrependimento, mas os pecadores[3]. E que não são as pessoas saudáveis que precisam de médico mas as doentes.

A expressão “bem aventura é em melhor compreendida quando você a substitui por: “Deus tem em alta conta” os que aceitam a realidade a seu próprio respeito. Sem o reconhecimento da pobreza do pecado e da doença, não há riqueza, salvação ou cura possível. O princípio de uma vida bem aventurada, aluem que tem a felicidade de “Deus ter em alta conta” é feliz ao reconhecer o fim das tentativas de viver, apenas para si, apenas com os próprios recursos, sem recorrer a graça de  Deus através de Cristo Jesus.

Então você é pobre? “Deus tem você em alta conta? Vamos prepare-se para a mudança divina na sua vida!

  • Esta mensagem responde á pergunta: O que você entende pela expressão “bem-aventurado”?
  • Aplicação para a sua vida: Ao reconhecer sua condição de “pobre de espirito” experimentará a suficiência divina para suas esperanças e expectativas divinas

[1] Mateus 5:3Bemaventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus” Mateus o coletor de impostos, desprezado pelos judeus, mas discípulo de Jesus é nome do primeiro livro do Novo Testamento. Escrito por volta de 60-65 d.C. mostra que Jesus é o Messias esperado pelos judeus e que traz o Reino de Deus

[2] Mateus 23:27“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!”  Ibidem

[3] Marcos 2: 17 “E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento” Os (Pais da igreja) fundadores da Igreja declaram que o Evangelho de Marcos foi escrito depois da morte de Pedro, que aconteceu durante as perseguições do Imperador Nero. A maior parte das evidências sustenta uma data entre 65 e 70 d.C.  .

27052020-OS-POBRES-DE-ESPÍRITO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?