LEIS DO DIREITO CONJUGAL

LEIS DO DIREITO CONJUGAL
Clique aqui e ouça o áudio do texto abaixo com as anotações de rodapé dos textos bíblicos e informações adicionais.
  • Dia dos Acadêmicos do Direito

Como vai o seu casamento. Como vai o seu namoro? Como vai o seu noivado?  Notei como os desentendimentos são resultados do desrespeito, ressentimento e diferença de personalidade, gênero e cultura familiar. Cada um tomou atitudes que quebraram as regras que o outro esperava serem obedecidas quando se uniram.

As leis são regras que colocam valores nas atitudes de convivência dos seres humanos. Muitas das leis conjugais não estão escritas no direito civil. No entanto um ensina para o outro com suas próprias reações, com pedidos. O outro então precisa decidir acatar ou não essas “leis”.

Por exemplo: Há pessoas para quem os presentes são profundas expressões de amor como uma lei. Para outras as palavras de incentivo a fortalecem no afeto. No entanto muitas precisam do toque físico para sentirem-se amadas. E como se não bastasse, conheço pessoas para quem o tempo de conversa pessoal, particular, supre profunda necessidade afetiva. Outras expressam seu afeto através de atos de serviço.

Percebe as “leis”? No amor, as pessoas não amam os outros, do mesmo modo, com as mesmas expressões. Os conflitos no casamento, na família, acontecem. A razão básica é porque ignora-se a “lei” ou a linguagem do outro.[1] ou então fazemos do nosso modo uma regra para todos. Os desentendimentos podem ser fatais para os relacionamentos.

Deus fala com você de modo particular, você entende. A referência básica está em como Deus amou você de modo a entregar a própria vida, em Cristo. Isso foi para quitar sua dívida com a justiça divina. Nada lhe pediu antes. Apenas deu.[2] Essa é a referência utilizada para você aplicar ao seu relacionamento conjugal.  Enquanto Deus indica ao homem que ame sua esposa, diz a mulher para respeitar o marido. Você nota a clara diferença?  Sim, o amor tem diversas linguagens, assim com o respeito.

Diante disso você e seu cônjuge precisam agora construir uma nova constituição conjugal para uma convivência viva e harmoniosa. Esse é um elemento especial no processo de tornarem-se “um” como Deus Pai instituiu na criação.[3]  Essa é  a influência da espiritualidade cristã na vida com Deus, pela fé no Senhor Jesus.

  • Essa mensagem responde a pergunta: Qual a necessidade de observar as “leis não escritas” da convivência conjugal?
  • Aplicação para sua vida: Identifique a linguagem de amor sua e do seu cônjuge. Então ajuste sua compreensão do relacionamento de voces.9.

[1] Veja o livro: Livro-As 5 Linguagens do Amor Para Homens: – Gary Chapman Editora Mundo Cristão

[2] Hebreus 10:5-9 “Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste;

Holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram. Então disse: Eis aqui venho(No princípio do livro está escrito de mim),Para fazer, ó Deus, a tua vontade. Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei). Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo.

[3] Gênesis 2:24. “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” Veja também em Mateus 19:5 Marcos 10:7 Efésios 5:31

19052020-LEIS-DO-DIREITO-CONJUGAL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?