A NARRATIVA BÍBLICA NÃO É INFANTO-JUVENIL

A NARRATIVA BÍBLICA NÃO É INFANTO-JUVENIL
  • Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil.

O fato de alguém não gostar da mentira não significa que não se utiliza dela, concorda? Quem quer ser enganado? Mas quantos mentem para escapar da verdade e consequências?

Hoje a mentira vem embalada com referências de verdade, como a isca utilizada na pesca ou qualquer outra armadilha. A minhoca chega lá junto ao peixe enrolada em um anzol que prende e mata.

Ensinar as crianças a reconhecer a mentira esbarra na inocência delas. Crianças não tem a maturidade para separar a mentira com roupas agradáveis, da verdade que facilmente choca e até fere. No entanto a crianças aprendem a mentir bem cedo, não é interessante?

Quando as crianças perguntam a razão dos festejos da páscoa, o que você conta para elas? É mais fácil brincar com coelhos que botam ovo de chocolate do que revelar a libertação de um povo e a ressurreição de um homem fiel Deus Pai.[1] Chocolate, coelhinho, colomba pascal são símbolos bonitos interessantes. O chocolate é até bem gostoso. E por ai vai o natal e outras festas só pra não ir muito longe.

Quando se conta passagens da bíblia fala-se mais dos personagens secundários do que dAquele que realmente age e importa. Fala-se de Adão, Abraão, Isaque, Sansão e Davi e muito pouco do Deus com quem se relacionavam. Ao invés de se focar a atenção de como Deus tratou com cada um dos que se aproximaram e andavam com Ele, facilmente aborda-se a fé dos personagens.  A narrativa bíblica não se trata de um livro cientifico, mas quando fala de ciência não mente. Você gosta da mentira? Certamente você responderá que não. No entanto anda muito, muito difícil identificar a mentira da verdade. Algumas informações lhe parecem tão reais, que você é capaz de colocar a ‘mão no fogo” por elas. Algumas pessoas lhe são tão confiáveis que você acredita nelas de “olhos fechados” até que outra versão dos fatos chega aos seus olhos, aos seus ouvidos, á sua vida.

Leve as crianças a concentrarem a atenção nesse Deus, revelado por Cristo Jesus[2] e que deseja guia-las em uma vida de santidade alegre e criativa nessa geração. Então serão como luz e sal nesse mundo.

•          Resposta a pergunta: Como encarar a narrativa infanto-juvenil a respeito de Deus Pai, o Criador?

•          Tarefa para Hoje: Ao ler qualquer narrativa bíblica para crianças e adolescentes destaque como Deus tratou seu personagem apesar dos erros cometidos e o guiou nos problemas da vida. Isso não é fábula.


[1] Êxodos 12:26,27 “E acontecerá que, quando vossos filhos vos disserem: Que culto é este? Então direis: Este é o sacrifício da páscoa ao Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se, e adorou” O nome Êxodo significa “saída”. Este livro conta como Deus livrou os israelitas de uma vida de penúrias e escravidão no Egito. Deus fez um pacto com eles e lhes deu leis para ordenar e governar sua vida..

[2] João 12:44 “Então Jesus exclamou: “Quem acredita em mim, não crê somente em mim, mas naquele que me enviou.” Este evangelho escrito entre  80-90 dC  pelo apóstolo João no estilo  é reflexivo e cheio de imagens e figuras  organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus. 

Faça download da Mensagem aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?