PARADOXO DA ÁGUA E DO DIAMANTE

PARADOXO DA ÁGUA E DO DIAMANTE
  • Dia Mundial da Água (resolução 47/193, de 22 de Dezembro de 199

Se eu lhe disser que um ser humano consegue voltar no tempo e assassinar, lá no passado, aquele que seria seu avô temos aqui o típico exemplo do paradoxo do avô.  O paradoxo é que, se você matou aquele que seria seu avô, como você poderia ter nascido? Percebeu a natureza do paradoxo?

O paradoxo da água e do diamante é um paradoxo enunciado por Adam Smith na seguinte forma: « Não há nada de mais útil que a água, mas ela não pode comprar quase nada; dificilmente teria bens com os quais trocá-la.“ Percebe? Esse  famoso filosofo e economista do século 18  propôs o paradoxo de que apesar da utilidade da agua, o diamante  é bem mais caro.

70% da superfície do nosso planeta é coberta pela água. 1,75% é de água congelada e 97% é de água salgada. Água potável para beber é muito pouco, concorda? 80 a 83% do sangue humano é composto de água. É possível ficar até 28 dias sem comer, mas sem água não mais de 3 dias!

A Organização das Nações Unidas já projetou para o ano 2025 um grave problema de abastecimento de água potável. O consumo de água potável dobrou em 20 anos e hoje o desperdício ainda está por volta de 50 a 70%! O custo para tratar a água está cada dia mais caro. Daí é fácil concluir que a água, apropriada para beber, vai ficar mais cara e escassa. A guerra por causa da água baterá a porta das nações logo em breve.

Quando Deus Pai revela-se a nós e deixa registrado nas Escrituras, mostra como a água também é utilizada para juízo, para disciplina[1]. Quando Jesus refere-se á  vida de comunhão com o Criador, utiliza a água como uma comparação. “Quem crer em Mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva” [2]. Crer em Jesus é Ter saciada a sede de vida, de eternidade plantada no coração humano[3]. É dessa água que sua vida precisa. Vida divina no seu íntimo. Você só a terá na pessoa ressurreta de  Cristo Jesus.

  • Esta mensagem responde á perguntaCom o que você precisa que Deus compare sua necessidade da vida que só Ele pode lhe dar?
  • Tarefa para hoje: Reavalie o valor da agua na sua vida aqui e no seu relacionamento com Deus Pai.

[1] Gênesis 7:4 “Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites; e desfarei de sobre a face da terra toda a substância que fiz.“ Neste primeiro livro da Bíblia é narrada a criação, a relação de Deus com o homem e da promessa de Deus a Abraão e seus descendentes.

[2] João 7:38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”. Este evangelho escrito entre  80-90 dC  pelo apóstolo João no estilo  é reflexivo e cheio de imagens e figuras  organiza sua mensagem enfocando sete sinais que apontam para Jesus como Filho de Deus. 

[3] Eclesiastes 3:10 “Observo a tarefa que Deus deu aos seres humanos para que dela se ocupem. 11 Ele fez tudo apropriado ao seu tempo. Também colocou no coração do homem o desejo profundo pela eternidade; contudo, o ser humano não consegue perceber completamente o que Deus realizou.“ Na sua busca por felicidade e pelo sentido da vida, este escritor, conhecido como “filósofo” ou “pregador”, faz perguntas que continuam presentes na sociedade contemporânea.

Faça o download da Mensagem aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?