SANTIDADE E CARNAVAL

SANTIDADE E CARNAVAL

Eu admiro o desfile das escolas de samba no carnaval. O empenho, a criatividade, a organização. Você sabia que bem do início dessa expressão carnavalesca, aqui no Brasil começou em forma de procissão com quadros móveis? Por volta de 1.600 as procissões eram formadas por alas iguais às das atuais escolas de samba. Cada ala representava uma cena religiosa, fazendo um teatro móvel. Lá já havia uma competição entre elas. Tudo isso num desfile com conteúdo religioso cristãos. Daí para o espetáculo que hoje se vê foi necessário apenas investir em tecnologia.

O que mais você sabe a respeito do Carnaval? Antes do cristianismo, no império romano já existiam diversas festas como aquela ao seus Baco, deus do vinho. Outras características comuns do carnaval incluem batalhas simuladas, como lutas de alimentos; sátira social e zombaria das autoridades e uma inversão geral das regras e normas do dia-a-dia. Trata-se de uma festa do mundo ocidental onde o cristianismo católico foi influente.

O cristianismo se tornou a religião oficial do Império Romano no ano 380 por ordem do imperador Teodósio I, que tomou a medida numa lei conhecida como Édito de Tessalônica. Esse foi o ponto alto de um processo político religioso já iniciado 67 anos antes. No entanto os 40 dias antes da páscoa O Papa Gregório Magno  (de quinhentos e noventa a seiscentos e quatro- decidiu que o jejum começaria na quarta-feira de cinzas. Todo o evento carnavalesco era estabelecido antes do jejum, para criar uma divisão clara entre o pagão e o costume cristão. Poderia  participar da Páscoa somente aqueles que durante quarenta dias  antes da páscoa  cumprissem  um  tempo  de  jejuns  com   rigorosos  costumes,   se confessassem  na  Quarta-feira de  Cinzas e  apresentassem uma  oferta. As pessoas então se esbaldavam naqueles dias de carnaval já  que ficariam  40 dias sem a prática dos seus costumes pagãos.

Compreender como o Espirito de Cristo Jesus responde as pessoas que participam ou não dessa festa é fundamental para um diálogo com os jovens e adolescentes.[1] O Espirito de Cristo tem respostas profundas ao anseio humano por alegria e não por meras mudanças sociais, políticas, econômicas que se expressam  superficialmente  nesses poucos dias. Volte-se para Cristo Jesus.

  • Resposta a pergunta: Qual a necessidade de entender o diálogo entre o espírito carnavalesco e o Espirito de Cristo Jesus?
  • Tarefa para Hoje: Comece conhecendo as bases da alegria divina  vinda de Deus para os que se voltam para Cristo Jesus.

[1] Colossenses 2:20-23 Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Não toques, não proves, não manuseies?  As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.“ Nesta carta o apóstolo Paulo diz aos cristãos de Colossos que abandonem suas superstições e que Cristo seja o centro de sua vida. Paulo escreve esta carta durante o seu segundo e último encarceramento

Faça o download da Mensagem aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?